3 de outubro de 2005

Casamento Hindu - Parte IV


Namaskar

Casamento Hindu - PARTE IV

Noivo e noiva preparam-se 1 dia antes do casamento passando por tratamentos de beleza dos pés a cabeça, semelhante ao “dia da noiva” que tem nos salões aí no Brasil. Naturalmente o “dia da noiva” da mulher é muito mais elaborado do que o do homem. A tradição manda que façam mehendi nas mãos, antebraços, pés e canelas (tatuagem de henna).

Finalmente são chegados os dias do casamento (só 3 dias atualmente, mas no passado era 1 semana de casamento!).

O noivo vai ao salão de festa alugado pela família da noiva levando consigo somente parentes próximos e amigos íntimos. Antigamente as pessoas não se casavam em salões de festa, mas sim em casa, e portanto o noivo ia até a casa da noiva.

O noivo vai em um carro todo enfeitado com flores. Aqui em Delhi e no norte da Índia, ele vai em um cavalo branco todo enfeitado e com uma banda na frente tocando música cafona e irritante; enquanto os amigos e familiares bebados vao dancando ao redor.

Fico com muita pena dos cavalos que sofrem muito com o barulho extremamente alto.

Ao chegar ele é recebido pelos parentes mais velhos da noiva (avô, pai e tios).

O ritual religioso possui 2 sacerdotes, 1 contratado pela família da noiva e é quem realiza toda a cerimônia, e outro representando a família do noivo, que fica meio que de olho no outro sacerdote pra ver se ele está realizando os rituais corretamente ou não.

O ritual é longo e complicadíssimo, as coisas mais simbólicas são a caminhada ao redor do fogo, a troca de guirlanda de flores, o homem colocando sindoor na noiva, a roupa dela amarrada a roupa dele com um nó. O ritual demora de 3 a 4 horas!!!!

Após o ritual vem a festa logo em seguida, festa essa oferecida pela noiva aos seus convidados e a meia-dúzia de gatos-pingados de parentes do noivo.

Os convidados vão embora após comerem e no salão de festa ficam apenas os noivos, seus amigos íntimos e os membros sênior da família da noiva. Eles não dormem e ficam lá até o amanhecer.

Pela manhã eles todos vão a casa do noivo onde acontecem mais rituais. Essa noite eles dormem em quartos separados e não podem se ver. No terceiro dia a festa é no salão alugado pelo noivo, dessa vez com todos seus parentes e amigos e com apenas meia-dúzia de gatos-pingados por parte da noiva.

Finalmente na terceira noite é que ocorre a famosa Noite de Núpcias ;)

Os indianos não registram seus casamentos no papel e só agora em 2005 é que o governo indiano está fazendo um projeto para ver se consegue implementar o registro de casamento obrigatório, assim como o de nascimento. Para os indianos basta a festa e o religioso.

Há 3 Leis de Casamento aqui na Índia, uma para hindus (monogâmico), uma para muçulmanos (poligâmico) e o especial (para estrangeiros como eu e todas as outras religiões incluindo a cristã - monogâmico).

Sim, os homens muçulmanos podem ter mais do que 1 esposa, na verdade a lei permite que eles tenham até 4 esposas.

Após o casamento os noivos viajam em lua-de-mel e ao retornarem vão morar na casa dos pais do noivo juntamente com toda a família dele.

Isso conclui meu relato em relação ao casamento hindu.

Participe da comunidade Orkut Eu Leio Indi(a)gestão.

Continue lendo http://www.indiagestao.blogspot.com/ o único blog com notícias da Índia em português.

Incredible India!

Om Shanti

5 comentários:

  1. Muito enriquecedora essa série de relatos sobre o casamento... Tinha muita coisa que eu não sabia... Achei muito interessante.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra!
    Meu nome é Bianca, e moro no interior de São Paulo.
    Vou me casar em Dezembro, e queria uma cerimônia diferente, de preferência voltada para a cultura Hindu. Por isso encontrei seu blog.
    Não encontrei seu e-mail, por isso escrevi aqui nos comentários.
    Será que você saberia me dizer, se esta cerimônia é realizada no Brasil, quem deve realizá-la, enfim, se seria possível me casar desta maneira?!
    Obrigada

    bianca_leone@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ola Sandra, tudo bem? Achei seu blog meio que por acidente e amei as informacoes aqui, estou nos EUA e namoro um indiano, pensamos em nos casar mas eu nao faco ideia das mudancas que podem acontecer na minha vida, obrigada pelos relatos. Abracos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandra ,tenho lido constantemente o Indi(a)gestão.Gosto muito! você está de parabéns.Sou casada no ritual indiano e sigo a cultura indiana em vários aspectos.Sou Hare Krishna.Moro em Sâo Paulo.Meu esposo é sacerdote e realiza casamentos,batizados etc...
    Se alguem tiver interesse pode me enviar um e-mail:anan_ribeiro@hotmail.com.
    Obrigada por nos mostrar a India como ela é.Anandini dasi

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandra!

    Meu nome é Soraya, moro em São Paulo e fiquei muito contente ao encontrar este blog! Pretendo ir a India, provavelmente em Dezembro de 2008 e gostaria de poder conversar um pouco sobre este lugar que me fascina...
    Vou viajar com meu namorado e queremos, se for possível, nos casar na Índia e para isso preciso de algumas orientações que ainda não consegui encontrar. Será que poderia nos ajudar, esclarecendo algumas dúvidas que temos?

    Ficaria muito agradecida pelo seu contato!

    Meu email é: sorayajborges@gmail.com

    ResponderExcluir