11 de dezembro de 2005

Tijolo


Nâmaskar

Você vai achar que eu estou de gozação e vai achar o assunto chato ou até mesmo ridículo, mas eu preciso te falar sobre o Tijolo indiano! Sério, não é brincadeira não.

Nunca vou me esquecer de quando eu ainda morava em Kolkata e vi pela primeira vez um tijolo indiano. Eu fiquei como uma tonta, parada no meio da rua, olhando para eles como se fossem verdadeiras barras de ouro!

São os tijolos mais lindos que já vi na vida!!! São ENORMES!!!! Pesados, bem feitos e acima de tudo VERMELHINHOS. Absolutamente fascinantes!!!!

Com tijolos assim eu nunca cobriria as paredes com reboque, mas pros indianos eles não são nada de mais, são absolutamente comuns e insignificantes. Meu marido não consegue entender minha fascinação pelos tijolos e eu não consigo entender como não ficar fascinado por eles!

Não, aqui não tem os famosos blocos de cimento tão comuns atualmente aí no Brasil. Aqui tudo ainda é feito com tijolos. Lembra aqueles tijolos de barro feitos nas olarias antigamente? Pois é, esses mesmos! Só que MARAVILHOSOS!!! Tão grandes e tão vermelhos!

Eu não iria me lembrar de te escrever sobres os tijolos indianos, não fosse o vizinho da casa ao lado aqui em Delhi, decidir aumentar mais um andar na casa e ter acabado de comprar tijolos pra isso.

Hoje eu acordei e quando olhei pela janela da sala, os vi!!!! Centenas deles!!! Todos arrumadinhos numa fileira empilhadinhos um em cima do outro aguardando pacientemente para serem usados. Nossa que visão linda! Uma verdadeira “montanha” vermelha! Meus lindos tijolos indianos.

Eles são feitos do barro das margens dos sagrados rios indiano Ganges e Jamuna. Se o rio é sagrado e se os tijolos são feitos de seu barro, os tijolos também devem ser sagrados!!

Por que eu sinto essa atração tão reverente para com eles? Serão os tijolos indianos sagrados??? Ou é simplesmente a diferença cultural entre blocos furados de cimento e tijolos vermelhinhos de barro?

Eu me lembro de tijolos de barro no Brasil quando era criança, mas eles eram pálidos, tipo um laranjinha fraco e muito menores em tamanho.

Os únicos tijolos grandes que ví no Brasil, como os da Índia, ficam no museu do Páteo do Colégio no centro de São Paulo; embora sejam do mesmo tamanho, não são vermelhinhos, são pálidos.

Estudei solos no curso de Geografia da USP e lembro-me de solos lateríticos (com ferro) que são mais avermelhados etc. Mas creia-me, não chegam aos pés dos imponentes tijolos indianos. Os tijolos indianos, SÃO TUDO DE BOM!!!!!!!!!!

Incredible India!

Om Shanti

5 comentários:

  1. minha amada,aqui é a Carla, aquela que esqueceu a senha e feztanta bagunça que não se acha mais e posta como anõnimo mesmo...Sandra,só uma pessoa especial e maravilhosa que nem vc com esse olhar de aprendiz(coisas de zem budista)para olhar uma pilha de tijolos vermelhos e se sentir feliz! Ai! Bati palminhasem casa por ter a sorte de conhecer alguém leve como vc que vê nos tijolos algo lúdico, barras de outro,o vermelho,uma cor que só existe aí na India...vc é uma pessoa especial e eu ADORO vc e sua maneira de escrever!Droga, depois arruma umamáuina e manda a foto do bendito tijolo, de preferência nas suas mãos!Vc é uma pessoa abençoada,menina! Monte de beijos e um domingo especial pra vc...pena que aí já seja de noite, aqui, 12:00, aí, 20:30. Eba!Olha o Fantástico!=D
    ;*********************

    ResponderExcluir
  2. Olá, SAn. Adooooooooooro ler os artigos de domingo. Acho sempre muito interessante saber um pouco da cultura indiana... Se bem que todos os dias podemos ler nas entrelinhas dos seus artigos algo sobre a cultura indiana. Acredite se quiser: achei interessantíssimo o tema do tijolo indiano...rs Nunca na minha vida ouvi ninguém falar sobre isso... Tb nunca li nada parecido... Só vc mesmo, San...rs É por isso que não deixo de passar por aqui...
    Um beijo p/ vc e p/ o Swapan. Tenham uma semana vitoriosa!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, é a primeira vez que passo aqui por seu blog, mas já li mais da metade dele...hehehehe...adorei, é sempre bom conhecer culturas e pessoas novas.Vou voltar mais vezes!!

    ResponderExcluir
  4. olá
    Sandra
    gostaria de saber se na Ìndia os brasileiros que vivem ai, têm acesso a canais de televisão brasileiros,?
    xau
    fica bem

    sónia

    ResponderExcluir
  5. Olá! Achei interessante seu blog, ele está me servindo de referencia para pesquisar sobre a cultura da índia, estou planejando uma viagem para Mumbai, mesmo depois de ler muita coisa negativa e poucas positivas ainda não desisti de visitar esse lugar, o indiano assim como o brasileiro, são donos de um sorriso impetuoso. O Brasil e aíndia são países de contrates, ambos tem problemas sociais e de infra-estrura, mas paciêcia, né.

    Abraços daqui do Amazonas-Brasil.

    ResponderExcluir