8 de janeiro de 2006

Ocidentalização


08/01/2006

Nâmaskar

Os indianos que moram em cidades e que são de classe média (para cima) começam a se ocidentalizar. Agora um dos símbolos de status socio-econômico é possuir um cão de raça.

O interessante é que na Índia uma parte da população é vegetariana. E o que acontece então com o símbolo peludo de status???

Em alguns casos, queira ou não o quatro patas também é vegetariano! Abobrinha e papaia verde é a alimentação do canino que mora no andar de cima de onde moro. Tenho muita pena dele. Magro, está sempre com fome. Quando me vê fica todo feliz pois sempre dou-lhe pão, bolacha e restos de comida dos meus gatos.

Acostumados a terem somente vacas e cabritos de estimação, será que os indianos pensam que os cães também são vegetarianos? Só sei que ainda é muito melhor ser uma vaca (animal) na Índia!

Como todos já sabem, a privada indiana é no chão.
Agora os novos prédios comerciais em Delhi possuem somente privadas “européias”, ou seja, as de sentar. Assim como é difícil para nós ocidentais fazermos ... agachados (ainda mais eu gorda e com essa barriga que me empurra pra trás cuja tendência é cair de bunda dentro da coisa), também é difícil para eles fazerem ... sentados. Eles se empuleram e se equilibram em cima das finas bordas dos sanitários “europeus” e mandam ver... Já pensou o malabarismo??!!

Outra coisa interessante da ocidentalização da classe média urbana indiana é a estória do bolo. Bolo nunca fez parte das celebrações indianas. Bolo de aniversário, casamento, etc até alguns anos atrás não eram comuns.

Quando em 2003 o sobrinho do meu esposo fez 1 ano de idade, nós oferecemos a ele de presente um lindo bolo de aniversário de chocolate no formato de um ursinho; até aí tudo bem, o que me espantou foi que primeiro comeram o bolo todo e só depois é que serviram o jantar.

Culturalmente estou acostumada com a ordem inversa. Sempre foi uma emoção esperar pela ordem de partir o bolo, dessa vez a emoção foi ver a ansiedade indiana em comer o bolo. Bolo (ainda mais em Kolkata) ainda é uma coisa pouco comum. Valeu a pena ver o garoto rindo e se lambuzando, feliz com o bolo. Em 1 ano de vida, foi a primeira vez que ele provava a gostosura fofa de chocolate com cobertura e recheio. Depois de cada dentada ele ria e batia palmas enquanto a cara ia ficando marrom de chocolate.

Mas o segredo é que na verdade ele não era o único a se deliciar, muitos dos adultos ao seu redor também estavam saboreando um bolo de aniversário pela primeira vez. E eu saboreava a tudo isso!

Resposta: Luís, com 3 semanas da pra ver muita coisa na Índia, mas precisa ter muito pique e energia. Sugiro que visite o Triângulo Dourado, ou seja, as cidades de Delhi, Agra e Jaipur. Me diga se vc prefere ver quantidade (muitas coisas num dia só) ou qualidade (poucas coisas com calma). Me passe teu e-mail que te respondo em detalhes, ok. Delhi só é perigosa para mulheres sozinhas devido ao alto grau de estupros. Delhi é a capital dos estupros.

Incredible India!

Om Shanti

2 comentários:

  1. Sandra
    Muito obrigado pela atenção. Mais perto e quando tudo ficar firme vou incomodar outra vez. Quando viajo, prefiro qualidade. Nao sou antropologo e nao sou especilista em país que visito. Quero ter uma ideia geral,aprender um pouco da cultura e apreciar a naturuza.O nosso receio eram assaltos, coisas assim.
    Luis

    ResponderExcluir
  2. Puxa, San... Eu tb fiquei aqui me deliciando com a alegria dos indianos ao comer um bolo... Deve ter sido uma cena maravilhosa... Fiquei imaginando os detalhes da felicidade do bebê... Muito bem, né, amiga? São essas pequenas coisas que fazem a vida valer a pena... Por um momento, dá até para esquecer dos estupros de Delhi, dos atentados e de toda a violência.
    Um super beijo e boa semana!

    ResponderExcluir