23 de março de 2006

Adaptação - Continuação


Continuação de ontem

Muitos lugares já possuem atualmente “western toilet” ou seja, privada onde se senta, mas a maioria ainda é “Indian toilet”, privada no chão onde temos que nos agachar.

É fundamental carregar SEMPRE papel higiênico pois dificilmente você cruza com um. Uma opção é dispensar o papel e aprender a limpar a bunda diretamente com a mão esquerda e uma caneca d’água, que se encontra facilmente em todos os toilets hehehehe, eu tô fora!

Os que optam por se adaptar à caneca d’água em vez do papel higiênico, devem carregar na bolsa um sabonete, pois após limpar a bunda com mão, dificilmente se encontra sabonete para lavar a mão.

A pessoa deve tomar cuidado constante quanto a qualidade da água que vai beber para evitar graves diarréias e outras doenças. A pessoa deve pedir sempre água mineral lacrada, que deve ser aberta na sua frente ou carregar água de casa consigo. O melhor filtro de água aqui chama-se Aquagard fabricado pela Eureka.

Apesar do calor intenso é desaconselhável que as mulheres usem blusas sem mangas, saias, shorts, bermudas, tops, decotes profundos, transparências e qualquer outra roupa que não cubra a maior parte do corpo. Os homens indianos tem um desrespeito ENORME por todas as estrangeiras e consideram somente a mulher indiana como virtuosa, as outras todas são putas na visão deles.

A mentalidade masculina indiana ainda está tão atrasada quanto o país (reflexo um do outro?), e não vale a pena se arriscar desnecessariamente, pois o número de estupros anda aumentando muito por aqui e deixou de ser uma especialidade da capital e já se alastra por outras cidades.


Visto a grande diversidade de doenças tropicais aqui existentes é importante que as pessoas se imunizem contra a maior quantidade de doenças possíveis antes de vir para cá, resumindo, todos devem tomar vacinas.

Saiba que tudo custa bem menos do que sempre te pedem, seja por um produto ou por uma corrida de taxi. Uma das partes importantes de se adaptar a Índia é aprender a negociar. TUDO aqui deve ser barganhado e pechinchado ao extremo. É super cansativo, mas se a pessoa não fizer isto vai perder muito dinheiro. Negociar o preço de uma corrida de taxi é o pior, pois eles dificilmente usam o táximetro e literalmente te enganam e roubam o mais que podem.

Livrar-se dos inúmeros pedintes é outra tarefa a ser enfrentada diariamente, não tem jeito, o país possui uma grande população de miseráveis. Além deles temos que nos adaptar também a lidar com os “touts”, trapaceiros profissionais. Geralmente homens (ainda não vi nenhuma mulher) que te levam à lojas, agências de turismo, hotéis etc. de onde eles recebem comissão e onde você acaba gastando muito mais.

As três coisas mais difíceis da minha adaptação foram o clima infernal do verão, foi ter que morar na casa da sogra com toda a família dele e a comida extremamente apimentada e oleosa.

E é escrevendo sobre a comida com que eu concluo esta rápida visão geral em termos de adaptação à Índia para quem planeja vir para cá para morar.

1. A comida feita sob precárias condições de higiene sempre me causou grandes diarréias, indi(a)gestão e infeções intestinais com febre e uma profunda e indescritível dor. Os antidiarreicos, antibióticos, anti-ácidos, e analgésicos se tornaram meus melhores amigos aqui.
2. Sou grata a multinacional que fabrica o Fernegan, com o qual não consigo mais viver. Fenergan sempre me salva das reações alérgicas que tenho à certos tipos de alimentos. Sendo uma pessoa alérgica, a cozinha indiana com certeza não é a mais indicada para meu caso. Carregada com pimenta vermelha, verde e preta só mesmo Fenergan para me salvar!
3. A comida aqui é muito cara pra quem ganha em Rúpias, mas se você vier pra cá ganhando em dólar, sem problemas Um vidro de 250 gr de azeitonas custa 90 Rúpias, um pacote de queijo ralado de 200 gr custa 200 Rúpias e assim por diante.
4. Muitos produtos e alimentos não é fácil de se encontrar ou simplesmente não tem. Os brasileiros que vem me visitar sempre tem a delicadeza de me perguntar se preciso de alguma coisa e infelizmente sou obrigada a dizer “sim”. Almas boas, gentis e generosas já mataram meus desejos de comer, pão de queijo, miojo de camarão, bacalhau, Bis, sonho de valsa, cachaça, salame, e tantas outras coisas até mesmo o emplastro Salompas pra minha bursite já me trouxeram!! :-) Por isto é que sempre digo: “Brasileiro é tudo de bom”!!! :-)

É uma tristeza ver o desespero das brasileiras que aqui moram perguntando umas as outras quem está vindo do Brasil para poder pedir Zerocal, guaraná, farinha de mandioca, palmito etc. A lista é infinita....

Adaptar-se a esta falta de produtos é o mais difícil. Você as vezes quer fazer uma receita mas não pode pois não tem os ingredientes necessários. É muito frustrante!!! Coisas que eram tão comum no Brasil, que se encontrava em qualquer lugar aqui são uma preciosidade!!!

Tudo isto e muito mais faz parte do processo de adaptação para quem vem morar na Índia ...


Incredible India!

Om Shanti

7 comentários:

  1. Tadinha da minha preciosa! BIS,ZEROCAL, cacildis, num tem adoçante nesta terra não? Socorro e tem que lavar a buzanfa s´com água? Sem sabonete? O forévis fica fedido, a mão fica fedida, francamente...e se não pode andar peladão tem que andar de sári? Putz! Imagina a mulherada menstruada, argh! Amiga, vou te fazer um kit help e mandar agora em abril pra ver se chega até dezembro! E me conta, sua sogra é gente boa?O quê? Uma pentelha? Socorro! Menina, onde vc conheceu seu marido conta pra nós, conta! Tadinha de vc se entupindo de remédio ...ah não...fiquei triste! Adoro quando vc comenta sobre o dia a dia , essa loucura de país que apesar de tudo é o nosso sonho de consumo! Te adoro, "das India"! Venho te ler todos os dias e saiba que vc já é a minha maninha do coração, viu?
    Sai Baba te mandou um beijo! E disse que vai te dar a marca do condicionador que Ele usa! Eu AMO Ele! E Ele te ama tb! Vai materializar um Cheddar pra vc, boba!
    Om Sai Ram, mana!
    Eh nóis, querida!
    ;**************************

    ResponderExcluir
  2. É POR ISSO QUE EU DIGO...

    OUTRO DIA ESTAVA COM UM SWAMI DA ORDEM DA SRF EM SALVADOR-BAHIA, E ELE ME OLHOU E DISSE " VOCÊ TEM TRAÇOS ORIENTAIS MUITO FORTES...JÁ FOI A INDIA ?

    ENTÃO EU RESPONDÍ UMA FRASE QUE EU JÁ TINHA OUVIDO DE DEVOTOS...OH NO !," THE BEST OF INDIA CAME TO ME "

    QUANDO EU ERA CRIANÇA JÁ DELIRAVA QUANDO ASSISTIA A FILMES COM RAJÁS E TIGRES DE BENGALA...O SOM DE CÍTARAS ME ENVOLVIA E ME DEIXAVA MEIO EM TRANSE, MAS COMO EU NÃO ENTENDIA NIENTE !...

    MAS ME LEMBRO QUE HAVIAM DOIS LUGARES QUE ME FASCINAVAM A INDIA E O PERÚ... ESTE EU JÁ VISITEI...MAS A INDIA TALVÊS EU VÁ UM DIA , MAS QUERO FICAR BEM LONGE DESTES GRANDES CENTROS....VOU PROCURAR OS LUGARES SANTOS, AS CIDADES SAGRADAS, E OS HIMALAIAS.MAS NÃO FARÁ GRANDE DIFERENÇA SE NÃO ACONTECER...DEPOIS QUE EU CONHECÍ PARAMAHANSA YOGANANDA, ATRAVÉS DE SEUS ESCRITOS E PERCEPÇÃO DE SUA PRESENÇA CONSTANTE EM MINHA VIDA, REALMENTE ME ESQUECÍ DAQUELES SONHOS DE CRIANÇA...REENCONTREI A INDIA QUE EU TANTO BUSCAVA ! DENTRO DE MIM....

    ALGUMAS COISAS QUE VOCES ABORDAM ME CHOCAM UM POUCO...MAS É ASSIM MESMO É A REALIDADE DO MUNDO, NÃO VAMOS DELIRAR E FUGIR...NISSO A SANDRA PRESTA UM BOM SERVIÇO, POIS AGORA SEI PORQUE ALGUMAS PESSOAS VÃO VIAJAR PRÁ LÁ E VOLTAM ATERRORIZADAS...
    TAMBEM PUDERA !

    SANDRA COMO É A COISA DOS ROUBOS, ASSALTOS, COISAS DESSE TIPO ? ACONTECE MUITO ?

    ANANDAKIRTAN

    OM SHANTI

    ResponderExcluir
  3. olá Sandra

    Bem , diz uma coisa não há Macdonald em nova Dehli? não há hamburgueres de carne de vaca?
    é proibido comercio de carne de vaca? Existe alguma lei oficial?

    xau fica bem
    Sónia

    ResponderExcluir
  4. Estou sem palavras, San. Simplesmente amei o relato de hj!!! Adoro quando vc escreve sobre o quotidiano da Índia... Vai passando um filminho na minha cabeça... Vc nem imagina!!!
    Beijinhos, amiga. O dia que eu for aí, vou levar os ingreientes da feijoada. Só não sei fazer...rs

    ResponderExcluir
  5. Oi Sandrinha, acabei de ler toda a reportagem que você escreveu sobre "Adaptação", que coisa ... tudo é muito diferente, achei a parte da comida mais precário e também das baratas (odeio). Gostaria de saber quem está indo do Brasil para a Índia, quem sabe podemos te mandar uma cachaça, afinal moro na terra da caninha rsrsr.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  6. Estou lendo e gostando muito.Mas,uma curiosidade: o que a fez ir morar aí?

    ResponderExcluir
  7. Oi San! Adorei o topico, mas mesmo quem cria coragem de se adaptar a "canequinha" dos banheiros indianos tem que ter coragem viu, porque a canequinha e tao suja...eu nao entendo como o pessoal considera esse banheiro deles mais higienico porque nao encostamos em nada- mas e a agua no chao? Se a gente estiver de chinelo ou sandalia os pes ja eram, e a barra das calcas entao...isso quando for so agua ne? E dificil....ja consegui introduzir o uso de fio dental em casa, mas papel higienico so eu uso mesmo...quem sabe um dia?

    ResponderExcluir