12 de agosto de 2006

Ioga - Parte 1 - Hatha & Satkarma


Nâmaskar

Começamos hoje nossa longa série sobre ioga. Todos os sábados estarei postando sobre este assunto.

ATENÇÃO: Não copie estas postagens sem autorização pois tem copyright (direitos autorais).


Hatha ioga & Satkarma


O Deus Shiva é considerado o criador da Hatha-ioga. Swami Goraksa Natha, Sri Matyendra Natha, Mina Natha, Caurangi Natha, Svatma Rama e outros até Bhartrhari e Gopichanda mantiveram esta tradição viva. Com Hatha-ioga podemos tornar nosso corpo puro, saudável e devoto e torna-lo merecedor da Raja ioga, como foi escrito pelo autor de Hatha-ioga Pradipika:-“Kevalam Rajayogaya Hatha-vidyopadisyate” significa Hatha-ioga é pregada somente para entrar no reino da Raja ioga, porque a Raja ioga guia como purificar nosso ser interior levando-nos ao Dhyan e Samadhi. Mas se estivermos doentes, nossa consciência fica dormente, então é quase impossível alcançar o estágio de concentração e meditação profunda. Assim, Hatha-ioga Pradipika ainda diz:

“Hatham vina Raja-yogam Raja-yogam vina Hatha
Na sidhyati tato yugmanispatteh samabhyaset”
(Hatha-ioga Pradipika: 2.76)

Sem Hatha-ioga, não podemos dominar a Raja ioga e sem Raja ioga, Hatha-ioga é incompleta. Portanto o devoto deve praticar ambas, Hatha-ioga e Raja ioga juntas de maneira coordenada. Geralmente as pessoas pensam que Hatha-ioga significa a ioga, que é feita além de nossa capacidade de realizar, no entanto, o significado é totalmente o oposto do que se acredita. Os Shastras definem Hatha-ioga como:-

“Hakarah Kirtah Suryashthkarah Chandra Uchayate
Surya Chandramsoryogaad Hathyogo Nigadyate”

‘Hakara’ representa Surya nadi e ‘thakara’ denota Chandra nadi. Hatha-ioga é derivada por combinação de Surya e Chandra nadis. Ambos estão presentes no nosso corpo. Obtemos poder da vida por estes dois nadis. É suficiente mencionar aqui que todas as pessoas tem dois tipos de poder - um é o poder do fogo – coragem, bravura, sêmen e o segundo é o poder do soma – devoção, tolerância, bem estar, amor e simpatia.

Estes poderes trazem sucesso em todos os setores do indivíduo. Estes dois poderes, quando usados juntamente, capacitam alcançar o Poder Divino, que é uma ação iogue. Estes dois poderes dão origem a uma ciência chamada a ciência do respirar, a ciência dos nadis, que foi descrita abaixo sucintamente.

Incredible India!

Om Shanti

2 comentários:

  1. Oi Sandrinha, que bom você nos ensinar um pouco sobre Ioga. Sou leiga nesse assunto e ficarei esperando todas as instrucões que você postar. Obrigada por me ajudar a buscar a Luz. Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  2. Sandra você disse tudo, tem muitos homens não só indianos que mentem muito pela internet, eu sou extremamente desconfiada por isso logo quando Zulfi veio com declarações amorosas eu pedi logo pra ver certos documentos, ele achou um exagero da minha parte, porem devido a minha insistência mostrou, mas o passaporte eu não vi,vou pedir pra ver a duas folhas restantes. Já mentiram muito pra min antes, não era indiano, porem mentiu, mas não contava com minha astúcia (rss), eu e uma amiga temos uma prova de fogo a qual meu indiano rude (é ele tratou ela super mal) passou com louvor, já o dela(não era indiano ) demonstrou quão cachorro é, vc acredita que tentou me cantar e em menos de vinte minutes já tava pedindo em namoro, daí fiquei ate triste de mandar a conversa pra ela,eles tinham 9 messes de conversa e isso foi um baque pra ela. Já o meu que nem sabia que tava sendo testado, e não sabia quem era ela, podia simplesmente canta-la por ser uma estrangeira bonita e não o fez, tratou-a super mal, como faz com qualquer pessoa,essa face rude dele já conheço desde o tempo que éramos amigos,isso pra muitas pessoas é ruim porem pra min,ganha meu respeito e admiração,alem disso fiquei feliz em você responder meu email,você é uma graça mesmo,a respeito de ir a índia, to pensando em quando tiver férias do trabalho e da universidade em ir visita-lo,porem ele tem uma vida tão ocupada quanto a minha, hj eu to triste ele ta viajando la pras banda da terra de tua sogra(rs) Calcutá, não me conformo com essa dos indianos de trocarem os nomes das cidades, mas é mais uma das loucuras da ai. Era só isso, continue assim sincera, pois certas mulheres são cegas frente aos defeitos de seus amados e preferem serem enganadas a encarar a realidade, pode me chamar de ousada nas minhas atitudes, pois é,sou assim, tão sincera quanto vc, doa a quem doer a verdade sempre é o melhor,me identifiquei com vc porque tem esse ótimo caráter e fala a verdade doa a quem doer,assim como eu, ate mais,continue assim, tenha uma ótima noite.

    Be happy always
    Andreia borges

    ResponderExcluir