19 de agosto de 2006

Ioga - Parte 2 - Svara - Seis Karmas


Nâmaskar

Hoje temos a segunda postagem da longa série sobre ioga. Todos os sábados estarei postando sobre este assunto.

ATENÇÃO: Não copie estas postagens sem autorização pois tem copyright (direitos autorais).

Na semana passada paramos em:
Estes poderes trazem sucesso em todos os setores do indivíduo. Estes dois poderes, quando usados juntamente, capacitam alcançar o Poder Divino, que é uma ação iogue. Estes dois poderes dão origem a uma ciência chamada a ciência do respirar, a ciência dos nadis, que foi descrita abaixo sucintamente.

Svara (Ciência da Respiração)

“Yatha brahmande tatha pinde” significa que todos os poderes do universo externo estão localizados dentro de nós. Não precisamos obter poder de fora, nós precisamos reconhecer os poderes dentro de nós e utiliza-los apropriadamente. O Sol e a Lua são a base da vida no mundo externo. Estes dois regulam e administram o mundo. Eles são os
representantes do poder do fogo e do poder do soma. Exatamente do mesmo modo há Surya e Chandra Svaras dentro de nós. Chandra Svaras representa soma. Isto acorda piedade, polimento, força, bem-aventurança e força de vontade em um indivíduo. A Surya Svara é repleta de valor, sêmen, esperteza, capacidade de realizar os desejos. Quando estes dois poderes tornam-se iguais e equilibrados, um terceiro poder é criado ou acordado, que é estabelecido entre estes dois poderes, e chama-se Sushumna. Estes Svaras em Hatha-ioga também são conhecidos pelo nome de Ganga, Yamuna e Sarasvati.

“Ida Bhagavati Ganga, Pingala Yamuna nadii
Ida-Pingalayormadhye bala-randa ca Kundalii”
(Hatha-ioga: 3.110)

Ida significa o nadi esquerdo, que se chama Deusa Ganga. Pingala é o nadi direito, que se chama Yamuna. Entre estes dois nadis fica o Sushumna nadi, que também é conhecido pelos nomes de bal-randa, saraswati e kundalini. Santo Kabiira Dasa diz:-

“Cada suraja to bane masalaci, surata suhagani naca rahii
Ida Pingala tana bharanii, Sukha-mana tara se bhiini cadariya
Ghata men Ganga, ghata men Yamuna, ghta men Thakura-dvara”

Agora vamos dar uma luz nos seis-karmas inclusos no Hatha-ioga.

Seis – karmas
Os ensinamentos dos seis-karmas foi dado por santos à seus pupilos para inicia-los na purificação do corpo e começo da Raja ioga. Estas atividades rejuvenescem o corpo humano e deixam-o livre de doenças, com vida longa, saudável, forte e radiante.

“Satkarma-nirgaa-sthaulya kapha-dosa-maladikah
Pranayamam tatah kuryad anayasena sidhyati”

As atividades destes seis karmas, enquanto purificam o corpo físico ajudam muito na purificação do corpo astral também. Ao praticar estas atividades, 20 tipos de doenças kaph, todas doenças vat, pitta, lepra, doenças abdominais, doenças dos pulmões, coração e relacionadas aos rins, são curadas. Portanto para o bem de toda a humanidade, estas atividades, contadas pelos Rishis, estão descritas abaixo resumidamente:-

“dhautirBastistatha Netis Tratakam Naulikam tatha
Kapalabhatiscaitani Sat karmani pracaksate”
(Hatha-ioga 2:22)

“DhautirBastistatha Netih Nalikas Tratakastatha
Kapalabhatih Sat-karmani samabhyaset”
(Goraksa-samhita)

Dhouti, Basti, Neti, Trataka, noli e Kapala-bhati, são seis atividades que foram ensinadas aos seguidores do caminho da ioga. Todos os aspirantes da ioga devem pratica-los regularmente. Eles estão descritos detalhadamente na próxima lição.

Incredible India! (slogan oficial do governo indiano)

OM Shanti

2 comentários:

  1. Oi Sandrinha, aguardo a próxima lição com muita espectativa,espero conseguir praticar Ioga com suas instruções.
    Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra,

    Sinceramente estou te conhecendo agora , acho voce muito inteligente, deve ser uma ótima pessoa, e sou grata a tudo que voce já me respondeu , dando até o número do seu telefone para um contato.
    Talvez voce esteja me considerando mal após os meus comentários sobre o depoimento da Rejane. Mas, me desculpe ela é já foi um bocado direta e grossa comigo numa comunidade do Orkut ( Brasileiros na India ), ficando pinicada com um comentário meu, que foi impessoal (quando aí ela partiu para a pessoalidade ), da mesma forma ela fez agora no seu blog : " Angela" etc...

    Enfim deixa prá lá...Estou me justificando com voce , porque não gostaria que pairasse uma impressão negativa da sua parte a meu respeito, já que voce tem sido bem gentil comigo.
    Entretanto, caso voce tenha algo a me dizer sobre o meu comportamento na net, pode falar, eu aceito críticas, pois elas nos ajudam a melhorar.
    Um beijo
    Angela

    ResponderExcluir