13 de fevereiro de 2007

Estação de Trem


Nâmaskar

Quando cheguei de viagem no fim de janeiro, após três meses de Brasil, minha sogra e uma tia do meu esposo estavam aqui em casa. Ontem elas retornaram a Calcutá e fomos leva-las a estação de trem.

O trem (um expresso), atrasou 1h30 minutos. Enquanto aguardávamos sua chegada fiquei observando a estação e imediatamente ocorreu-me escrever um pouco a respeito. Na verdade é mais um alerta a você que planeja vir para a Índia e se locomover de cidade em cidade via trem.

Prepare-se emocionalmente para encontrar estações de trem abarrotadas de gente e com precárias condições de higiene e limpeza.

Raramente há bancos para se sentar e no geral as pessoas sentam nas próprias malas ou direto no chão.

Sugiro que compre uma garrafa de água se estiver com sede e evite beber a “drinking water” disponível nas estações.

Toilets são raros e portanto se precisar urinar basta faze-lo na linha do trem seguindo o exemplo indiano.

O cheiro forte, as moscas e mosquitos fazem parte do cenário, portanto não estresse.

Nas estações há “coolies” ou seja, carregadores que carregam suas malas para você e cobram por quantidade de malas. Utilize os serviços somente dos “coolies” oficiais que usam uniforme (jaleco) e dispense os serviços dos que não tem uniforme. No mais, tenha uma boa viagem!

Incredible India!

Om Shanti

4 comentários:

  1. San querida,

    Tudo eh muito fascinante para mim, mas seria tambem como voltar atras no tempo...

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandrinha, realmente como disse Iana ir à Índia é retornar ao passado, ainda bem que temos você para nos alertar. Obrigada mais uma vez. Beijos no coração Elci. OM Shanti

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra,
    Cheguei em casa ontem e já vim checar o blog!Realmente é tudo como vc diz,nehuma condiçaõ de higiene,nenhum lugar para sentar,nada confiável pra comer, enfim salve-se quem puder!Tive a oportunidade de andar de trem uma vez em Mumbai e foi uma aventura.Segundo a garota indiana que estava comigo seria fácil e rápido pq era um horário sem muito movimento e iríamos na first class.Pois bem,se andar espremida daquele jeito foi num horário mais livre imagine se fosse na hora do rush!E quanto a ser first class a única diferença era que só viajavam mulheres no vagão.INCREDIBLE INDIA!

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandrinha:

    Olha mas nem que me pagassem eu faria uma viagem dessas aí por essas bandas.....foi um dos motivos pelos quais não quis muito viajar pela Índia....a falta de condições dos meios de transporte....faço ideia quando começa a fazer calor!!!

    Joka grande.

    ResponderExcluir