3 de abril de 2007

Um Indiano no Brasil


Nâmaskar




Veja a opinião de um indiano sobre o Brasil. 

Pedi ao  Dr. Santosh Kumar que escrevesse suas impressões sobre o Brasil durante os 6 meses em que aí morou. Segue abaixo o texto que ele me enviou, ja traduzido para o portugues.




Eu sou o Dr. Santosh. Eu tive o prazer de visitar o Brasil de Setembro, 2005 a Março, 2006.


Não é necessário dizer que eu viajei para o outro lado do mundo, da minha terra natal, Índia.


Eu fui para um país que não tem o inglês como língua de comunicação. Mas isso não me desencorajou porque eu estava indo para ficar com minha então namorada. Eu estava preparado para ver e encarar hábitos, comida e uma cultura totalmente diferente.


Eu tinha certeza de que não importa onde, os seres humanos são os mesmos em todo o mundo e tem as mesmas emoções de prazer, dor, amor, felicidade, tristeza, inveja, orgulho e choro.


Eu me diverti muito durante minha estada de 6 meses. Eu conheci pessoas maravilhosas muito amigáveis, hospitaleiras, que fazem você sentir-se bem-vindo e acima de tudo humildes.


Eu tive não só a oportunidade de viajar para certos lugares mas também de participar e testemunhar varias atividades sociais, culturais e religiosas que eu devo dizer, foram um aprendizado. Embora eu tenha viajado bastante, eu fiquei basicamente no Rio de Janeiro e a maioria de minhas experiências baseiam-se lá.


Eu fiz um curso de Reiki. Eu fiz parte de um grupo de experts em Reiki que me levaram com eles a diversos hospitais do Rio de Janeiro e me fizeram dar energia de cura a idosos e doentes.


Nestes hospitais, Eu recebi atenção especial pois as pessoas acreditavam firmemente que isso fosse uma antiga ciência Indiana e todos queriam receber o tratamento dado por mim. No inicio foi estranho pois ninguém do grupo entendia ou falava inglês. Nos comunicávamos por sinais e o pouquinho de Português que eu aprendi com o passar do tempo.


Eu tive lições particulares de Português em casa e embora eu não tivesse aprendido muito, eu era capaz de entender mais. Embora há mais de um ano eu não fale ou pratique Português, eu ainda me lembro o pouco que aprendi.


O Rio era como um lar para mim pois morei lá como um habitante e não como turista.


Eu fui a cursos de inglês como Wizard, Yes, Cultura... e dei palestras aos alunos sobre a Índia e diversos assuntos. Eu sabia que precisava falar devagar porque os alunos não estavam acostumados com meu modo de falar inglês. Muitos me olhavam espantados devido ao meu sotaque e talvez até devido a minha aparência pois meu modo de vestir não era o mesmo modo casual dos Cariocas.


Naturalmente eles estavam curiosos sobre mim e meu país e eu os incentivei a me fazerem perguntas para que eu as respondesse. Assim eles tiveram que falar em inglês... coisa que não haviam feito antes, pondo a perder seus estudos em inglês.


Eu fiquei chocado como os jovens encaram os estudos. Eles nunca estudam. Eles não sabiam nada de nada. Eles não tinham nenhuma ambição, nenhum hoby ou interesse especial por nada. A única coisa que todos os jovens queriam sem exceção era um telefone celular, Internet e uma namorada ou namorado. Os pais não os encorajavam a estudar e isso não foi só no Rio, mas em Salvador, São Paulo... nas grandes cidades.


Se isso se dava nas cidades grandes, nas menores era pior. Eu não conheci nenhum jovem realmente interessado em fazer nível superior. Eu conheci dois alunos bons e fiquei feliz em conhece-los. Se os jovens de um país não se interessam em estudar... isso é péssimo para o futuro do país pois os jovens de hoje serão os lideres de amanhã e se são analfabetos, nada poderá ser feito para melhorar a situação.


Eu também observei que as pessoas não lêem muito jornal nem se quer os compram. Isso não é bom, pois é importante manter-se informado.


Eu fui convidado a dar uma palestra em uma escola e enquanto aguardava, para meu horror, eu vi crianças entre 3 e 7 anos de idade chegando a escola continuamente, sem parar por uma hora. Não havia tempo determinado para entrar na escola. As meninas chegavam usando batom e mechas coloridas nos cabelos.


Os alunos eram totalmente indisciplinados. Os professores também eram muito displicentes quanto a sua vestimenta dentro da escola. Os alunos inspiram-se nos pais e professores e se estes não impõe disciplina... o que se pode esperar das crianças???


Para piorar tudo... os jovens só estavam envolvidos em relações físicas e emocionais com seus namorados e os pais permitiam isso abertamente.


O problema pelo que eu entendi é que tudo era aceito pela sociedade... e nada era considerado mau ou errado. Assim o mau se torna igual ao bem. Não tem nada mau tudo acaba sendo bom pois é aceito pela sociedade.


Não há diferença entre legitimo e ilegítimo. Uma relação legitima ou uma criança recebe o mesmo tratamento do que uma ilegítima. Como isso pode ser possível???



A comida era boa mas era sempre a mesma onde quer que eu fosse e eu sempre acabava comendo feijão com arroz juntamente com galinha. Sendo Hindu, eu não deveria comer carne de vaca, mas comi e não gostei muito. A comida não tinha tempero, somente sal, cebola e alho. Comer era uma coisa muito chata e previsível.


Eu gostei de comer comida Italiana, mas só isso.


Eu também achei muito estranho e rude as pessoas me convidarem para jantar e oferecer somente Coke e Guaraná com biscoitos. Eu ficava com fome durante a noite. Eu acabei dizendo para minha namorada não aceitar mais convites para comer a noite a menos que fosse servido realmente um jantar.



Também achei extremamente mal educado as crianças de qualquer idade chamarem os adultos por seus nomes e eles permitirem. Isso era ridículo porque ninguém no mundo teria coragem de chamar Bill Gates como Bill Gates em condições normais. Por que não se tem respeito ao falar com os mais velhos no Brasil???



Observei que se fuma menos no Brasil do que na Índia mas quando eu via alguém fumando.... geralmente era uma mulher. Neste caso na Índia é diferente pois aqui os homens fumam mais que as mulheres.


Eu não estou escrevendo isso tudo com má intenção. Estou dando minha sincera opinião baseado em minhas experiências no Rio e lugares por onde viajei, isso não significa de modo algum que eu não ame o Brasil. Eu amo o país, as pessoas, o oceano e a natureza. Eu aprendi muito aí e eu gostaria de retornar assim que possível.



Se de alguma forma eu magoei o sentimento de alguém eu peço desculpas. Há sempre dois lados em uma mesma moeda e há milhares de maldades e coisas erradas na Índia e o Brasil não é exceção. Eu não poupo meu país quando vejo coisas erradas acontecendo, segundo minha compreensão.


O Brasil é um país maravilhoso, amoroso e carinhoso.


Incredible India! (slogan do governo indiano)


Om Shanti e Ahimsa


Copyright - A reprodução é livre, desde que a autora Sandra, e o blog INDI(A)GESTÃO sejam devidamente citados e o link corretamente fornecidos. www.indiagestao.blogspot.in



.

10 comentários:

  1. Oi Sandrinha é muito interessante ouvir indianos comentando sobre nossa cultura e modo de vida. Como nós, aprendemos... e o melhor como isso não muda em nada a amizade e o sentimento de carinho. Acho que no futuro, o tão sonhado mundo sem fronteiras será assim, mesmo em terra estranha nos sentirmos parte integrante. ótimo!!! Beijos no coração OM Shanti

    ResponderExcluir
  2. Sandra,mais uma vez meus parabens pela iniciativa de fazer com que um indiano fale sobre o Brasil,gostei muito.

    ResponderExcluir
  3. vcs poderão discordar mas, a diferença entre os indianos e os brasileiros é que aceitamos e até assinamos em baixo nas críticas vindas de um estrangeiro...
    concordo plenamente que no Brasil a educação nunca foi levada a serio e isso é realmente preocupante

    ResponderExcluir
  4. Realmente, nosso sistema educacional deixa muito a desejar.Concordo com nosso amigo quando fala sobre indisciplina, falta de compromisso com horários. Nota 10!

    Mas queria fazer uma pequena pergunta:
    Como você acha que o Brasil lida com a criatividade?
    Acho os brasileiros incrivelmente criativos,mas gostaria de saber a opinião de um indiano sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom esse depoimento,divulgue mais isso Sandra,esta certissimo nosso amigo indiano falando que as crincas brasileiras nao tem educacao com os mais velhos,isso eh uma vergonha para os pais brasileiros que nao sabem ensinar aos filhos o respeito que devem ter com adultos,no Brasil crianca nao eh crianca de verdade,sao todos pessoinhas pequenininhas querendo ser gente grande.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o depoimento! Palmas para o Dr. Santosh Kumar! E isso foi porque tiveram o discernimento de não levar o homem na Vila Mimosa (baixo meretrício encravado no centro da cidade), naquelas boates nada suspeitas de Copacabana (médio e baixo meretrício + máfia de taxistas e policiais que achacam/assaltam turistas - HEEELP! rss), ensaio de escola de samba (baixo meretrício disfarçado de arte) e em terreiro de macumba (não, não me digam que ele foi, prefiro manter essa ilusão...).

    KKK, realmente a comida do Brasil é insossa, é só feijão-arroz-e-carne e pão-com-manteiga-e-café e acham maravilhoso e super nutritivo (cigarro de sobremesa). Às vezes me pergunto porque Deus foi tão trouxa de fazer milhares de frutas se aqui só se toma suco de Goiaba e Caju! Aonde está Caco Antibes nessas horas?

    Pra Índia ser melhor do que o Brasil basta introduzir o saneamento, os banhos diários e a lavagem das mãos, vai virar um paraíso na terra, potencial e cultura (de verdade) vocês já têm (aí eu me mudo de mala e cuia). Sucesso Índia!

    ResponderExcluir
  7. Sandra,
    Concordo com o Santosh, principalmente em relação ao sistema de educação no Brasil e a falta de respeito aos mais velhos. Infelizmente, educação não é prioridade em nosso país e a situação atual nas escolas e na sociedade em geral reflete essa deficiência.O conflito entre o que é considerado ser o bem e o mal é uma realidade não apenas aqui.Além do mais,a falta de informação leva muitas pessoas tanto aqui como na Índia ou em qualquer outro lugar do mundo a ter um estilo de vida medíocre.
    Quanto à comida brasileira,é uma pena que ele não tenha tido a oportunidade de provar e aprovar a nossa culinária brasileira,tal como a de Minas,onde há variedade e a comida é apetitosa.Como você deve saber,na Índia cozinhar é mesmo uma arte,um ritual praticado principalmente por homens e a comida indiana tem o sabor que é realmente único, inigualável, exótico.Bom demais!
    Creio que o senso estético no que se refere à roupas varia de pessoa para pessoa,e é realmente muito pessoal. Viajando por alguns lugares,concluí que os estilos são diferentes em diversas culturas, mas com certeza existem aberrações em nome da moda.Muitos brasileiros sabem se vestir bem,mas tendem a ser disciplicentes e muitas vezes muito informais em diversas situações sociais,principalmente no Rio (talvez devido ao clima quente na maior parte do ano que convida a todos a se despirem. rsrsrs...).
    Aproveito a oportunidade para dizer que é uma ótima iniciativa ter um espaço como esse criado por você,onde as pessoas podem conhecer um pouquinho sobre a realidade da “Incredible Índia” e também comentar sobre os diversos assuntos.Parabéns!Paz no seu coração.

    ResponderExcluir
  8. Olá Sandrinha.

    Tenho que concordar com o pessoal...esta ideia de colocares um depoimento de um indiano que esteve e experienciou a vida ocidental foi fenomenal.
    Não posso comentar sobre o que se passa no Brasil apenas tenho feedback dos brasileiros que conheço....todos reconhecem que o sistema educacinal não anda nos melhores dias e que regras estão a ser necessárias!Também nunca ninguém disse que o mundo ocidental era perfeito...porque não é!!!!Temos muita coisa má, muito cinismo, muita hipocrisia!!!!Mas felizmente no meio disto tudo conseguimos sempre alguma coisa, numa perspectiva, sim porque é sempre uma conseguimos viver melhor econseguimos direitos!!!!!Embora também não seja perfeito....tudo o resto é uma questão de cultura que apenas temos de respeitar....embora a cultura não possa nem deve ser uma desculpa para não evoluirmos!
    Ideia genial esta!Parabéns!
    Joka grande P.

    ResponderExcluir
  9. é realmente ele tem razao quando diz da educaçao do brasil..nao tem o que discordar.mais nao podemos negar que a india..e um pais que os brasileiros tem como estranho tbm..tenho um amigo de sampa..que foi a india e falou que ele so viu..de positivo.a parte espiritual[ele e muito ligado as coisas espirituais]fora isso ele me disse que ...[prefiro nen comentar] como o proprio indiano disse nao queremos magoar ninguem.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com o Dr. Santosh. Aqui,mesmo os que tem plenas condições de estudar,não o fazem. A maioria dos jovens só pensa em beber,transar e gastar o $ dos pais...nao têm um pingo de responsabilidade nem preocupação com o futuro.
    tenho vários amigos indianos e é interessante notar que TODOS eles,mesmo os mais pobres, TEM NÍVEL SUPERIOR.Já aqui,a maioria quando entra em faculdade,é em faculdade "pagou-passou".Isso quando querem fazer um curso superior,pq a maioria não tem a mínima ambição!!!!

    ResponderExcluir