29 de outubro de 2007

Respostas - Parte Final

Namaskar

Sónia: Nem todo indiano é vegetariano Sônia. Esta é mais uma das falsas ideias propagadas ai no ocidente. Eu não tenho dados estatísticos, mas o que observo é o aumento de consumo de carne com este êxodo de indianos para países ocidentais.

Os sikhs, os cristãos, os zoroastristas, os budistas, os islâmicos e uma parcela dos hindus são carnívoros. Só uma parcela de hindus e alguns budistas que são vegetarianos.

Mariana: A comunidade brasileira aqui na Índia não para de crescer. É impressionante o tanto de brasileiro que tem vindo para ca para trabalhar. Ou os indianos estão pagando bons salários ou não tem emprego ai no Brasil. O que importa é que você NAO ficara sozinha aqui ate porque a comunidade de brasileiros é bem grande em Mumbai.

Você pode começar entrando no grupo da Yahoo que criei para brasileiros que moram na Índia (NAO é para turistas). http://groups.yahoo.com/group/brasileirosnaindia 
Em Mumbai ha excelente escolas e hospitais, mas você e seu filho devem saber falar inglês.

Os alugueis em bairros bons de Mumbai (menos sujos) é exorbitante e custam em media 90 mil rupias.

Cleo: Mais uma leitora/professora! Muito bom! Os jornalista, professores e estudantes são com certeza a maioria rssssss fico feliz :)

Sim, ainda hoje (2007) é aceitável homens mais velhos casarem-se com crianças de 8 anos de idade. Isto NAO é visto como pedofilia; palavra quase inexistente no nosso vocabulário aqui. As crianças não são escravas sexuais ou prostitutas, eles se CASAM com elas. Os indianos não vêem como “um terrível desvio de conduta moral” como você colocou.

Sim, ha indianas estudando em faculdades. Poucas buscam independência económica. A maioria para de trabalhar após se casarem ou logo após engravidarem. Meu marido tinha uma excelente engenheira trabalhando para ele, mas a dita cuja casou e após 1 ano engravidou e parou de trabalhar, resultado: agora a empresa dele só contrata engenheiro HOMEM.

Sim o infanticídio de meninas é cultural. As indianas ficam parindo ate terem filhos machos e vão matando as meninas...

Compartilhar esposa vem desde a época do Mahabharata, ou seja ha 5 mil anos. A Draupadi é a mais famosa esposa “compartilhada” (entre os 5 irmãos Pandavas).... sugiro que leia o Mahabharata.

Não, aqui na Índia eu não trabalho como professora. Embora eu encare meu blog como minha sala de aula. Sala de aula que me surpreende pois ao invés de sofrer com a tão comum evasão escolar, na verdade sofre uma invasão escolar rsssss :)

****
O resultado a ultima enquete do blog ficou assim:
Por que o Indi(a)gestão é o blog mais lido sobre a Índia em português?
Porque é o mais informativo.............................48 votos
Porque é o mais diversificado.......................... 44 votos
Porque é o melhor............................................ 42 votos
Porque é o mais útil.......................................... 41 votos
Porque é dinâmico............................................ 40 votos
Porque é o mais divertido..................................38 votos
Porque é maravilhoso em todos os sentidos......38 votos
Porque tem vídeos e fotos................................. 37 votos
Porque é inteligente........................................... 37 votos
Porque é o mais completo.................................. 36 votos
Porque é diário................................................... 33 votos
Porque é escrito por uma mulher....................... 33 votos

Ma e Ibira: Vocês podem usar as cores laranja e verde SIM, mas SEPARADO. Por exemplo, evite vestir uma calca verde com uma camiseta laranja. Não use as duas cores juntas ao mesmo tempo.

As camisetas com estampa de deuses indianos e as roupas “indianas” que vocês usam ai no ocidente, NOS NAO USAMOS AQUI. Elas são fabricadas única e exclusivamente para os ocidentais. Você não vai ver nenhum indiano aqui na Índia usando uma camiseta destas pois eh MUITA falta de respeito!!

Também NAO usamos estas roupas indianas que vocês tem ai. Aqui usamos sari ou salwar suit, que vocês nem sabem o que eh.

Om Shanti


4 comentários:

  1. Oi Sandrinha e pessoal :D

    eu queria comentar sobre usar ou nao as cores da bandeira indiana na vestimenta...eu concordo que se vc tah na grecia seja grego e em troia seja troiano...porque se vc usa as cores da bandeira no seu pais e gosta tudo bem...mais na india vc tambem pode usar camiseta do seu pais, meu marido indiano ate tem uma da bandeira do brasil...mais usar a indiana eh disrespeitoso, um pecado e acima de tudo ILEGAL...nao sei se vcs sabem pra um indiano a patria esta acima de tudo, ate da familia, a patria pra eles eh como se fosse o unico DEUS que ainda nao os esqueceu..
    Uma vez eu perguntei pro meu marido pq nao podia comprar uma camiseta com a bandeira da india...ele respondeu: primeiro...pq vc nao vai achar :D
    segundo...bandeira soh eh vendida na celebracao da independencia na maioria das vezes...e terceiro seria quase um crime vc usar isso na rua, eles sao tao locos por isso tudo, que os vendedorzinho de banderinha na rua...como eu tava lah na india na epoca dos 60th aniversario nao jogam nada na rua...vc ve um monte de llixo mais eh dificil achar uma bandeirinha...eles tocam o hino nacional deles ate nas salas de cinema antes de comecarem os filmes...e eu tava de saco cheio jah :D tem que ficar de pe e tals... :D
    Eu perguntei pro meu marido pq nao podia usar...ai ele deu um exemplo...e falou o q eu acharia de uma imagem de Jesus em cuecas ou calcinhas...eu falei...ahhh mais nem compare neh...ele disse q comparava sim e disse: but we regard country as motherland
    and for us mother is God...(nos consideramos nosso pais a nossa patria mae, e para nos mae eh Deus) mais ai eu reparei que isso eh um costume ocidental somente...os paises mulcumanos nao fazem isso tbm e ter imagem de passaros e seres vivos na casa eh considerado um pecado...intao pra vc a dica...se vc nao tah aberto a entender o porque das coisas em qualquer pais que seja...pelo menos acate a leis...e esqueca tudo o que faz sentido no ocidente talves nao faca no oriente...intao aproveite e aprenda muito e muito...porque o mundo eh grande...mas a gente nao tem tempo :)

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Sandra,

    Muito obrigada mesmo por esclarecer minhas dúvidas. Eu as aguardava com ansiedade. Não apenas eu, minha colega profª de História a qual tem PC mas ainda não teve tempo de fazer um cursinho básico de informática, sempre me perguntava se vc já tinha respondido as minhas questões.
    Existe muita coisa que realmente nos surpreende principalmente quando saímos da fantasia dos livros para a nossa realidade. Como diz minha colega profª de Sociologia, "cultura é algo tão incrível que o mesmo giz branco que usamos em nossas salas de aula pode ser considerado preto em uma outra cultura." E como disse joshi´s family, se não conseguimos entender determinadas culturas, pelos menos acatemos suas leis, embora a questão do aborto seletivo e a de um homem se relacionando sexualmente com uma criança, seja impossível de ser digerido ou não ser visto como uma prática abominável. Se já é revoltante deixar morrer de inanição um pobre cão sem nenhum motivo e ainda exibir publicamente tal sessão de tortura com se fosse um ato heróico, o que dizer do infanticídio cometido pelos próprios pais, mães com especialidade? Que princípio religioso rege essas pessoas?

    Abração colega. Se a chamo de colega, é porque estamos na mesma área, o Magistério. "Que Deus lhe dê força para tentar mudar aquilo que pode ser mudado para melhor e sabedoria para reconhecer e aceitar aquilo que vc não pode mudar. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura. Quem sabe se o fato de vc se apaixonar por um indiano e ir morar com ele na India não tenha sido mera conincidência do destino. Quem sabe se muito devagar e sutilmente sua estada aí não produza melhores frutos naqueles que estão no seu convívio?

    Muita Paz, Amor, Compreensão e Sabedoria para vc e sua família indiana.

    Namastê

    ResponderExcluir
  3. OI Sandra

    Desculpe-me, acho que não assinei o meu post acima.

    Cleo

    ResponderExcluir
  4. ainda bem q não tenho roupas verdes e pouquissimas laranja ...rs... rs


    I know u know who I am

    ResponderExcluir