7 de novembro de 2007

Adaptacao - Parte Final

Continuação de ontem:

Muitos lugares já possuem atualmente “western toilet” ou seja, privada onde se senta, mas a maioria ainda é Indian toilet”, privada no chão onde temos que nos agachar. Para gordinhos como eu é um sacrifício pois a barriga atrapalha muito.

É fundamental carregar SEMPRE papel higiênico pois dificilmente você cruza com um rolo por aqui. Uma opção é dispensar o papel e aprender a limpar a bunda diretamente com a mão esquerda e uma caneca d’água, que se encontra facilmente em todos os toilets hehehehe, eu tô fora, credo!!

Os que optam por se adaptar à caneca d’água em vez do papel higiênico, devem carregar na bolsa um sabonete, pois após limpar a bunda com mão, dificilmente se encontra sabonete para lavar a mão, coisas de Índia.....

A pessoa deve tomar cuidado constante quanto a qualidade da água que vai beber para evitar graves diarréias e outras doenças. A pessoa deve pedir sempre água mineral lacrada, que deve ser aberta na sua frente ou carregar água de casa consigo. De preferencia abra você mesmo a garrafa d’água pois muitos garçons fingem abrir uma garrafa nova para você mas na verdade te dão água da torneira para beber.
O melhor filtro de água aqui chama-se Aquagard fabricado pela Eureka Forbes, quem for morar aqui vale a pena comprar um pois ate mesmo as águas minerais são de qualidade duvidosa.

Apesar do calor intenso é desaconselhável que as mulheres usem blusas sem mangas, saias, shorts, bermudas, tops, decotes profundos, transparências e qualquer outra roupa que não cubra a maior parte do corpo. Os homens indianos tem um desrespeito ENORME por todas as estrangeiras e consideram somente a mulher indiana como virtuosa, as outras todas são putas na visão deles.

A mentalidade masculina indiana ainda está tão atrasada quanto o país (reflexo um do outro), e não vale a pena se arriscar desnecessariamente, pois o número de estupros anda aumentando muito por aqui e deixou de ser uma especialidade da capital - Delhi e já se alastra por outras cidades.

Visto a grande diversidade de doenças tropicais aqui existentes é importante que as pessoas se imunizem contra a maior quantidade de doenças possíveis antes de vir para cá, resumindo, todos devem tomar vacinas.
O governo indiano exige somente a vacina de Febre Amarela, mas você deve tomar no mínimo a de Tétano e de Tuberculose, o que tem de tuberculoso aqui não eh brincadeira, se ate a Indira Gandhi teve tuberculose imagine nós........

Saiba que tudo custa bem menos do que sempre te pedem, seja por um produto ou por uma corrida de taxi. Uma das partes importantes de se adaptar a Índia é aprender a negociar. TUDO aqui deve ser barganhado e pechinchado ao extremo. É super cansativo, mas se a pessoa não fizer isto vai perder muito dinheiro. Negociar o preço de uma corrida de taxi ou autoriquixa é o pior, pois eles dificilmente usam o táximetro e literalmente te enganam e roubam o mais que podem.

Livrar-se dos inúmeros pedintes é outra tarefa a ser enfrentada diariamente, não tem jeito, o país possui uma grande população de miseráveis. Além deles temos que nos adaptar também a lidar com os “touts”, trapaceiros profissionais. Geralmente homens (ainda não vi nenhuma mulher) que te levam à lojas, agências de turismo, hotéis etc. de onde eles recebem comissão e onde você acaba gastando muito mais $$$$
Comerciantes pentelhos te chamando e pedindo com insistência para você comprar a mercadoria deles também eh muito chato de se lidar.
Você também deve estar preparado para agüentar os peidos, arrotos, curiosidade extrema, Efeito E.T., gente querendo tocar na sua pele e cabelo, querendo tirar foto sua, transito caótico, buzinas, vacas e touros pelas ruas, lixo, sujeira, cuspe etc....

As coisas mais difíceis da minha adaptação foram o clima infernal do verão, foi ter que morar na casa da mãe do meu esposo com toda a família dele, comida e a falta de água e luz.

E é escrevendo sobre a comida com que eu concluo esta rápida visão geral em termos de adaptação à Índia para quem planeja vir para cá principalmente para morar.

1. A comida feita sob precárias condições de higiene sempre me causou grandes diarréias, indi(a)gestão e infeções intestinais com febre e uma profunda e indescritível dor abdominal. Os antidiarreicos, antibióticos, anti-ácidos, e analgésicos se tornaram meus melhores amigos aqui.

2. Sou grata a multinacional que fabrica o Fernegan, com o qual não consigo mais viver. Fenergan sempre me salva das reações alérgicas que tenho à certos tipos de alimentos. Sendo uma pessoa alérgica, a cozinha indiana com certeza não é a mais indicada para meu caso. Carregada com pimenta vermelha, verde e preta só mesmo Fenergan para me salvar!

3. A comida aqui é muito cara para quem ganha em Rúpias como meu marido, mas se você vier para cá ganhando em dólar, sem problemas Um vidro de 250 gr de azeitonas custa 120 Rúpias, um pacote de queijo ralado de 200 gr custa 300 Rúpias e assim por diante.

4. Muitos produtos e alimentos não é fácil de se encontrar ou simplesmente não tem aqui. Os brasileiros que vem me visitar sempre tem a delicadeza de me perguntar se preciso de alguma coisa e infelizmente sou obrigada a dizer “sim”. Almas boas, gentis e generosas já mataram meus desejos de comer, pão de queijo, miojo de camarão, bacalhau, Bis, sonho de valsa, cachaça, salame, e tantas outras coisas até mesmo o emplastro Salompas para minha bursite já me trouxeram, assim como Novalgina, pois aqui nem isso tem.
Por isto é que sempre digo: “Brasileiro é tudo de bom”. Opa, os Portugueses também!!!! O que tenho ganho de presentinhos deles eh uma verdadeira benção para mim que moro nesta terra tão inóspita. Na verdade o que eh bom eh que ainda existe pessoas amigas e atenciosas!!!!

É uma tristeza ver o desespero das brasileiras que aqui moram perguntando umas as outras quem está vindo do Brasil para poder pedir Zerocal, guaraná, farinha de mandioca, palmito etc. A lista é infinita....

Adaptar-se a esta falta de produtos é muito difícil. Você as vezes quer fazer uma receita mas não pode pois não tem os ingredientes necessários. É muito frustrante!!! Coisas que eram tão comum no Brasil, que se encontrava em qualquer lugar aqui são uma preciosidade!!!

Tudo isto e muito mais faz parte do processo de adaptação para quem vem morar na Índia.

Incredible India! (slogan do governo indiano)


Om Shanti e Ahimsa


Copyright - A reprodução é livre, desde que a autora Sandra, e o blog INDI(A)GESTÃO sejam devidamente citados e o link corretamente fornecidos. www.indiagestao.blogspot.in



.

9 comentários:

  1. Olá
    Sandra
    Quem sabes com crescente vinda de brasileiros à India as coisas mudem alguma coisa.
    faço votos que isso aconteça.

    bjs

    Sónia de
    Portugal

    ResponderExcluir
  2. San querida,
    Entendo muito bem quando voce fala do calor insuportavel, pois aqui eh a mesma coisa! 40 graus com 100% de umidade, um horror. Gracas a brasileirada que mora aqui temos muitos restaurantes brasileiros e lanchonetes e tudo mais que voce pensar. Se os brasileiros comecarem a imigrar para a India voce vera como rapidinho voce tambem tera tudo ai do nosso Brasil tao querido. Pensamento positivo! Luv ya, Om Shanti Lana.

    ResponderExcluir
  3. Socorro nao tem Mac Donald´s aí? Há qtos anos vc nao vai ao Brasil Sandra?

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  4. Ah .. querida Sandra .. você não sabe o quanto eu estou feliz em encontrar este blog .. e encontrar você ...

    Eu irei para a India no próximo ano
    para viver aí .. e sua informações estão sendo uma benção para mim ..
    Você é ótima porque fala rasgado,
    sem formalidades .. tudo muito claro ..

    ResponderExcluir
  5. Ah .. querida Sandra .. você não sabe o quanto eu estou feliz em encontrar este blog .. e encontrar você ...

    Eu irei para a India no próximo ano
    para viver aí .. e sua informações estão sendo uma benção para mim ..
    Você é ótima porque fala rasgado,
    sem formalidades .. tudo muito claro ...

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Sandra

    As suas informações quanto à adaptação são perfeitas e preciosas !
    Numa coisa eu acabei me adaptando e concordando que é melhor : dispensar o papel higiênco e lavar as partes pudendas, porque com essa comida, é quase impossível se limpar com papel. Nos meus meses de India não consegui nenhuma vez "fazer uma obra" consistente, eram todas semi-diarréicas... descoradas e o papel higiênico só piora a limpeza.
    Usar o indian toilet nos trens, conseguir se equilibrar naquela espécie de plataforma para os pés e depois se acertar com a caneca d'água - tudo com o trem chacoalhando - foi outra situação que eu pensei que não era eu que estava ali...

    Um beijo
    Lakshmi

    ResponderExcluir
  7. Anos sem feijoada! Exagerada .... rs

    I know u know who I am

    ResponderExcluir
  8. Olá Sandrinha:

    Reparei na mudança do título das postagens ;D

    Dicas muito importantes estas as que dás principalmente para quem não sabe nada da Índia.,.ou pensa que sabe!!!!!Sigam-nas à riscas pois nenhuma delas é mentira e podem evitar-vos muitos problemas!

    Nada do que se escreve é exagerado...e para os aventureiros da comida...tenham lá calma com as aventuras....além dos desarranjos intestinais....uma ida a um hospital indiano também não é aconselhável.....experimentem mas tenham cuidado com o que comem e onde comem!Também não se esqueçam do artigo da Sandrinha sobre o desaparecimento cada vez maior do desaparecimento de turistas!

    Leiam com muita atenção todos os artigos relacionados com cuidados a ter na Índia bem como os relativos à segurança e coloquei-nos em prática, por favor para vosso bem não se descuidem.

    Joka grande, P.

    ResponderExcluir
  9. Que lugar cibernético expetacularrr e fantásticooo. É franco, ilustrativo e bem eficaz, claro, sempre dentro da perspectiva heterosexual. E assim, só faltou bastante a respeito aos assuntos relacionados à comunidade gay. Gays, trans e lés devem ser os/as invisíveis da Índia.

    ResponderExcluir