13 de março de 2008

Incenso faz Mal !!


Namaskar

Teste mostra que fumaça de incenso é prejudicial à saúde

CLÁUDIA COLLUCCI
da Folha de S.Paulo, em Brasília

Usado desde a Antigüidade com sentido de purificação e proteção, o incenso acaba de receber sinal vermelho da Pro Teste, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Cinco marcas avaliadas mostram que daquela fumacinha, aparentemente inocente, exalam substâncias altamente tóxicas.

Queimando um incenso todos os dias, por exemplo, a pessoa inala a mesma quantidade de benzeno --substância cancerígena-- contida em três cigarros, ou seja, em torno de 180 microgramas por metro cúbico. Há também alta concentração de formol, cerca de 20 microgramas por metro cúbico, que pode irritar as mucosas.

As substâncias nem de longe lembram as especiarias aromáticas com as quais o incenso era fabricado no passado, como gálbano, estoraque, onicha e olíbano. Se há uma leve semelhança, ela reside na forma obscura da fabricação. No passado, o incenso era preparado secretamente por sacerdotes.

Hoje, o consumidor também não é informado como esses produtos são feitos e quais substâncias está inalando. O motivo é simples: por falta de regulamentação própria, os fabricantes de incenso não são obrigados a fazer isso.

Nas cinco marcas avaliadas (Agni Zen, Big Bran, Golden, Hem e Mahalakshimi), todas indianas, não há sequer o nome do distribuidor brasileiro na embalagem. Muito menos a descrição de quais substâncias compõem o produto. A Folha tentou localizar as empresas, por meio dos nomes dos incensos, mas, assim como a Pro Teste, não teve sucesso.

A avaliação foi feita a partir da simulação do uso em ambiente parecido com uma sala. Segundo a Pro Teste, foi medida a emissão de poluentes VOCs (compostos orgânicos voláteis) e de substâncias passíveis de causar alergias, como benzeno e formol. As concentrações foram medidas após meia hora do acendimento.

Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste e colunista da Folha, alerta que os aromatizadores de ambiente, como o incenso, são vendidos sem regulamentação ou fiscalização, o que representa perigo à saúde.

"Os consumidores pensam que se trata de produtos inofensivos, que trazem harmonia e, na verdade, estão inalando substâncias altamente tóxicas e até cancerígenas."

A Pro Teste reivindica que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) faça um estudo sobre o impacto dos produtos na saúde e elabore regulamentação para a produção, importação e venda no Brasil.

Consumidora

"Estou surpresa. Acendo incensos diariamente há 20 anos no momento em que faço minhas preces no altar budista que tenho na sala. É uma forma de agradecimento às divindades e de limpeza energética. Jamais pensei que eles pudessem fazer mais mal do que bem", diz Renata Sobreira Uliana, 49.

O resultado dos testes também surpreendeu os médicos. "Nunca li nenhum artigo científico a respeito disso, mas é um dado muito interessante, que vai fazer a gente repensar a forma de liberar esse tipo de produto", diz José Eduardo Delfini Cançado, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia.

Clystenes Soares Silva, pneumologista da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), explica que nem pessoas predispostas a desenvolver quadros alérgicos (como rinite e asma) nem pessoas saudáveis devem se expor aos incensos.


http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u380056.shtml

Colaborou: Marcel Mendes

INCREDIBLE INDIA! (slogan do governo indiano)

Om Shanti

4 comentários:

  1. Olá pessoal,, realmente os incensos são muito
    poluentes, podem até correr o risco de serem
    cancerígenos, pois são em sua grande maioria com o uso
    de produtos químicos sem nenhum contrôle.

    Creio que antigamente eram feitos ainda de forma
    artezanal, mas hoje em dia não são mais feitos assim,
    creio que a demanda causou um uso desenfreado de
    produtos nocivos a saúde.

    Antigamente, eu adorava usar incensos, mas
    recentemente comecei a sentir minha garganta fechando,
    a voz ficando rouca, e fui perceber que sou alérgico a
    maioria dos incensos, creio eu que aos produtos
    químicos nas essencias artificiais usadas.

    Um incoerencia é se usar incenso para meditar, fazer
    yoga etc, já que se usa a respiração para praticar
    pranayamas, e assim está se intoxicando os pulmões e a
    corrente sanguinea.

    No caso dos grupos de meditação, a SRF recomenda o uso
    de incensos no mínimo de 15 minutos antes dos serviços
    devido a irritar algumas pessoas mais sensiveis e
    alérgicas.

    Esse mito do incenso, tem de ficar para trás, quem
    gostar de usar em casa tudo bem, mas para meditação
    como um caminho, nada a ver.

    As vezes uso e fecho as portas e saio, a casa fica com
    cheirinho, é ótimo, mas hoje existem os
    aromatizadores, onde usamos óleos essemcias de efeito
    terapêuticos, então dá para unir o útil ao agradável,
    sem contaminar.

    O Mestre afirmou que o cheiro de incenso nos remete a
    lembranças de vidas na India, assim como gostar de
    roupas e musica indiana, mas não podemos transformar
    isso numa necessidade. Ele tambem afirmou que i
    cigarro espiritualmente não é uma grande problema, o
    ruim é quando cigarro passa a te fumar. rsss.

    O mesmo se aplica ao incenso.

    Quanto aos incensos da SRF, eles vem da India, mas
    devem ser comprados por lá mesmo, e sempre percebo que
    são usados para manter o cheirinho bom no templo, e
    nunca em meditações, se fazemos isso por aqui, é coisa
    de nossa cabeça mesmo.Mesmo estes tem alguns mais
    suaves que nã me icomodam tanto, mas outros que só de
    cheirar a distancia, já me fecha a garganta.



    Antigamenter acendíamos velas e incensos nos serviços,
    dava aquele clima, talvêz até precisássemos disso
    naquéla época, mas hoje até as velas não se usam mais
    em templos, e eu, nem nas meditações em casa.

    Jai Guru

    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Eu sou de Portugal , e um bem haja pela coragem de ter um blog e responderes a todos que te contactam. Continua a mandar-nos todas as novidades ,fofocas e até mesmo cultura (e até mesmo coisas que não nos passa pela cabeça que seja possivel) geral sobre a India .

    beijocas , e até breve

    "NAMASKAR"

    Carla Vale

    ResponderExcluir
  3. Sandra,

    Tu não tens idéia do que senti quando vi o teu blog. Gente uma alegria imensa, porque estou procurando há muito tempo algum lugar que traga realidade deste país encantador que é a India. Na verdade a criatura que te escreve é uma enlouquecida de amores pela India. Estudo sobre este país a 10 anos. E nos últimos dois anos tenho lido tudo o que encontro. Como tu já deves ter percebido, quando comento com algumas pessoas que eu eu gosto da India, imagina: os olhos arregalados e desesperados dizendo que eu sou totalmente louca. hahahah fazer o q?! Eu gosto!!!
    Gente, desculpa! Nem me apresentei...mas é a empolgação mesmo....meu nome é Fernanda, sou gaúcha morando em Santa Catarina, mas precisamente em Balneário Camboriu, tenho 25 anos e faço faculdade de Jornalismo. Na verdade a paixão começou quando me foi oferecido um intercâmbio pra India, quando eu tinha 15 anos, mas q infelizmente não pude ir, pq na época achei extremamente caro o valor da passagem. A partir daí comecei a estudar sobre o país e conversa vai conversa vem conheci um cara tbm da minha idade que é advogado em Indore (Madhya Pradesh). Ele diz q é solteiro, mas gostei da dica que tu deu no teu blog, do passaporte....vou pedir mesmo! Mas acho q ele não é casado não, bem normalmente falo com o gato de madrugada e vejo ele pela camera e ele está sempre deitado, falando comigo pelo nootebook. De qq forma vou seguir a tua dica.
    Mas tem uma coisa que tu falou no teu blog q me deixou muito curiosa, que foi o fato das castas, na verdade nunca entendi isso direito, pois como vou saber a q casta ele pertence?? A única coisa que sei é que o pai dele é juiz e que ele mora sozinho em indore e é advogado. Por favor help meeeee!!!!!!
    Por enquanto fico por aqui rezando para q algum dia Deus me dê a oportunidade de ir pra India e conhecer um pouco desse país que amo tanto. E logicamente continuarei a ler o teu blog feito louca pra absorver e compreender tudo!!!

    Muito obrigada,

    Fernanda

    ResponderExcluir
  4. Olá, Sandra!!!!


    Não posso deixar de te elogiar pelo o que você escreveu em CASAMENTO INDO-BRASILEIRO!
    Que post bonito! Eu, que sou uma romântica incorrigível, achei extremamente lindooooo!!!!! Fico muito feliz que há tantas pessoas que estão felizes e espalhando o amor pelo mundo e mostrando que o mesmo é um sentimento que por si só é uma força tão imensa que nos faz lutar por tudo em nossa vida. Não importa o que seja, o amor nos dá a força para seguir em frente e apesar dos medos, ele se manifesta e nos traz coragem também se precisarmos.
    E que mais e mais pessoas manifestem o amor porque o mundo precisa e muito!

    Realmente INCREDIBLE LOVE!

    Abraços,
    Paula

    ResponderExcluir