10 de maio de 2008

Sri Sri Yukteswar


Namaste

Hoje, dia 10 de Maio é o aniversario de nascimento de Sri Sri Swami Sri Yukteswar Giri, que foi o guru do meu guru, Paramahansa Yogananda.

Veja o que meu guru tinha a dizer a respeito de seu amado guruji:

‘As quietas horas da noite traziam, amiúde, dissertações de meu guru: tesouros que desafiam o tempo. Cada uma de suas palavras era cinzelada pela sabedoria. Sublime autoconfiança assinalava seu estilo expressivo, que era único. Seus pensamentos pareciam pesados na delicada balança do discernimento, antes de permitir-lhe o traje exterior da linguagem.

Se os hóspedes percebiam que se embebia estaticamente no Infinito, ele rápido, reatava a conversação. Era incapaz de ostentar pose, ou pavonear-se de sua interiorização sublime. Sempre unificado com Deus, não precisava reservar um tempo especial para essa comunhão.


Sri Yukteswar era reservado e objetivo em seu comportamento. Seus pés assentavam firmes no chão, sua cabeça no porto dos céus. As pessoas práticas despertavam sua admiração. "A santidade não é tontice! As percepções divinas não são incapacitadoras - costumava dizer - "virtude expressa em atividade, promove a mais aguda inteligência."

Meu guru, na conversação evitava fazer referências surpreendentes; na ação, era expressivo e livre. Muitos instrutores falavam de milagres mas não podiam realizar um só; Sri Yukteswar mencionava raramente as leis sutis, mas operava com elas à vontade e em segredo. “Esqueça o passado”, dizia, “as vidas anteriores de todos os homens se acham obscurecidas por muitas ações vergonhosas. A conduta humana é sempre falível enquanto não está ancorada no Divino. Tudo melhorará no futuro se na atualidade você fizer um esforço espiritual”.

Atrevo-me a dizer que Sri Yukteswar teria sido o mais procurado guru da Índia se sua linguagem não tivesse sido tão dura e severa. No entanto, suas palavras nunca demonstravam cólera, mas eram impessoais em sua sabedoria.

Com freqüência refleti que meu soberano Mestre poderia ter sido, facilmente, um imperador ou um guerreiro que faria tremer o mundo, se houvesse concentrado sua mente na fama ou nas conquistas terrenas. Em vez disso, ele escolhera investir contra as cidadelas da raiva e do egotismo cuja queda equivale à ascensão do homem.

Paramahansa Yogananda (transcrição de trechos do livro "Autobiografia de um Iogue")

Feliz Aniversario, Grande Mestre!

Um comentário:

  1. Oi Sandra!!! Bom dia querida!
    Nao canso de indicar seu blog para meus amigos! Mas sempre com recomendacoes... " nao deixe cair em maos erradas!!!" rssssss Imagino o que seria de vc se nao fosse em portugues!!!!
    Eu encerrei os emails com o indiano (que queria sacanagens virtuais a todo custo!affff)... mas queria dar a ultima palavra (quando eu era crianca e brigava com meus irmaos, vencia quem dava o ultimo tapa! rssss) e aprendi a ser ironica em ingles tambem! rssss
    Seu blog permitiu que eu enxergasse melhor a mentalidade dele! E como ser bem irritante do ponto de vista dele tambem rss... percebi o quanto foi insuportavel ele ter uma mulher respondendo e argumentando e dona do seu destino.
    Agora, (nem posso acreditar que estou sendo tao xereta!!) estou muito curiosa quanto aos casamentos entre estrangeiros e indianos (vc eh um dos exemplos, eh!eh!eh!)... se um indiano casa com uma estrangeira, como fica a questao do dote? Ela tem que dar um "jeitinho" e dar o dote? Imagino que a familia dele deva ficar um pouco chateada ja que eh uma tradicao...
    Os casamentos entre estrangeiros e indianos tbem passa pelo aval dos pais? ou sao familias mais "modernas" ? No caso da sua familia, achei interessante que seu cunhado procurou uma moca nos anuncios de jornais!!!
    No fim, se o estrangeiro for bem claro de pele. eles acham desejavel ou nao essa uniao? Eu fico um pouco em duvida, pq vc jah explicou o que eles pensam da mulher nao indiana (imagina a brasileira entao!).

    Tristes as historias sobre os estupros... li sobre o estuprador que eh perdoado se se casar com a vitima! Coitadas das mulheres indianas...
    beijos sandrinha! seu blog eh demais!!
    Vera Fellipin

    ResponderExcluir