23 de junho de 2008

Colaboracao para Caminho das Indias




Namaskar

Como voce ja sabe, desde janeiro deste ano (2008) venho colaborando com a novelista Gloria Perez e sua pesquisa para a nova novela que a Rede Globo vai fazer, tendo como tema central a India, chamada Caminhos das Indias.

Aqui estao alguns emails que venho trocando com a autora da novela.


To: Gloria Perez
Sent: Wednesday, June 11, 2008 2:54 PM
Subject: Fwd: Contato

Namaskar Querida Gloria,

Recebi este email de uma moca chamada Jaqueline que a esta convidando para participar no dia 13 de setembro de um painel na cidade de
Halifax ,na Nova Scotia.

Não repassei seu email pois como não tenho sua autorização, achei por bem não faze-lo mas disse a pessoa que encaminharia o email para vc e que fica a seu critério responder ou não.
Abracos com carinho

Sandra


--- On Wed, 6/11/08, Gloria Perez > wrote:

From: Gloria Perez
Subject: Re: Contato
To: "Indi(a)gestão"
Date:
Wednesday, June 11, 2008
, 11:54 PM

oi querida, que bom te ouvir!
pode passar o mail, sim.
Tenho lido avidamente o teu blog, para pescar detalhes da cultura indiana!
que expressões eles usam que você acha que são fáceis de pronunciar para um brasileiro?
beijo, NAMASTÉ

--- On Thu, 6/12/08, Indi(a)gestão wrote:

From: Indi(a)gestão
Subject: Re: Contato
To: "Gloria Perez"
Date:
Thursday, June 12, 2008
, 3:44 PM
Namaskar querida Gloria,


Quanto as expressões que os indianos usam as mais fáceis de pronunciar e também as mais comuns são:

1. Namastê / Nâmaskar = usado como bom dia, boa tarde, boa noite, oi, ola, tchau (Usa-se tanto quando se chega a um lugar como quando se vai embora do lugar). Eh como o Ciao (tchau) dos italianos. Um cumprimento que serve para tudo e eh muito respeitoso.

O Namastê eh mais formal e usado principalmente no contexto religioso. Os indianos usam com os turistas estrangeiros pois sabem que os estrangeiros já conhecem esta palavra que tambem eh muito usada pelos praticantes de ioga.

O Nâmaskar eh mais comum, eh usado pelo povão no dia-a-dia.
Ambas devem ser pronunciados enquanto junta-se as palmas das maos em frente ao peito.

Gloria, por favor entre neste link abaixo e veja o que eu escrevi sobre isso para o fanzine Conexao Oriente http://conexaooriente.wordpress.com/2007/10/22/namaskar/#more-117

2. Shukriya = Obrigada. Na verdade temos 2 palavras diferentes para dizer “obrigada” ambas sao super comuns, mas creio que esta eh mais facil e mais sonora para os brasileiros pronunciarem.

3. Atcha = bom, okay, legal, entendo, sei... sabe aquelas interjecoes que fazemos ao telefone quando alguem esta falando? Eh como o nosso “aham”
A expressao atcha significa que a pessoa esta entendendo o que esta sendo dito.

4. Kuchi Nerrí = não eh nada, não houve nada, não ocoreu nada. Por exemplo: eu vejo você chorando e te pergunto: “Gloria, o que aconteceu?” mas vc não quer me dizer o que houve, entao vc responde kuchi nerri. (não foi nada).

5. Nerrí = Não.

6. Rã = Sim. (som anasalado)

7. Dekho = veja, olhe isso.

8. Babi = eh uma especie de “tia” que se usa para as mulheres cujo nome não sabemos. Eh um termo respeitoso e serve para todas as idades, menos para criancas. Por exemplo: ao comprar algo vc quer perguntar: “tia, tem na cor rosa?” fica assim: “Babi, tem na cor rosa?”

9. Shanti = paz

Olha Gloria, o hindi não eh uma lingua facil, so para te dar uma ideia falar “eu te amo” em hindi eh assim: Mei tumse pyaar kartaa/ karti (feminino) rum!

Eu tentei separar coisas comuns do uso diario e faceis de pronunciar. Estas palavras da bem para o povo assimilar. Se precisar de alguma outra palavra especifica pode me perguntar. Meu hindi eh meia-boca mas o marido indiano sabe tudo hehehehehe

Agora vou descansar pois ainda estou na fase pos operatoria.
Beijao com carinho
Sandra

--- On Thu, 6/19/08, Gloria Perez wrote:

From: Gloria Perez
Subject: Re: Contato
To: "Indi(a)gestão"
Date:
Thursday, June 19, 2008
, 7:38 AM

amei as palavras que vc mandou!
e expressões? que expressÕes seriam bem características? tipo dito populares, coisas
assim?


--- On Sat, 6/21/08, Indi(a)gestão wrote:

From: Indi(a)gestão
Subject: Re: Contato
To: "Gloria Perez"
Date:
Saturday, June 21, 2008
, 2:55 PM
Namaskar Gloria,
Reuni aqui as 10 expressoes mais comuns em hindi para você.

  1. Kaise ho? = como vai? (informal, usado no dia-a-dia) ho, pronuncia-se Ro com som de erre forte.
  2. Kya hua? = o que esta acontecendo? Aqui novamente as palavras que tem a letra H tem som de erre forte.
  3. Sab theek = tudo bem, tudo beleza. (aqui a letra ‘h’ NAO tem som de erre)
  4. Hey ram = Ai meus Deus! Ooh meu Deus! Muitos brasileiros já conhecem esta expressao por causa do filme Gandhi Aqui a pronuncia fica como Rei (com erre forte) e Ram (com erre fraco, enrolado como no ingles)
  5. Dhatt tere ki = que merda!
  6. Tchalo ou Tchele = vamos? Estou indo, te vejo depois (essa realmente eh MUITO usada)
  7. Djau = vai embora! Essa agente usa muito aqui pra espantar os mendigos e vendedores ambulantes. Eh como nossa palavra “tchau” so que com som de D
  8. Bolô = fale, conte-me. Por exemplo eu te digo: “Gloria, preciso te contar uma coisa” e vc me diz” Bolô fala, conta logo o que eh. Ou num interrogatorio policial o policia fica repetindo para o criminosa Bolô Bolô Bolô que eh para o criminoso contar o que sabe.
  9. Are yar = o brother, o cumpadre, o camarada. Eh como os homens se chamam entre si. Usada so no masculino. So entre homens.
  10. Kya baat hai = significa literalmente “Qual eh o problema? O que ta pegando? Mas hoje em dia esta sendo usada como uma expressao elogiosa para alguem bem arrumado, bem vestido. Por exemplo eu te vejo toda arrumada, toda bonita na entrega do Globo de Ouro e te digo: Gloria, Kya baat hai (nossa como vc esta bonita, bem vestida!

Você já escolheu os nomes dos personagens???
Se precisar tenho uma lista grande de nomes, da epoca em que eu estava pensando em adotar uma crianca.

Om Shanti
Sandra
Os outros emails sao particulares e NAO posso divulgar.


.