24 de julho de 2008

Chinelao

Voce lembra-se desta moca?



Amiga do Ibira.


Alguns leitores escreveram observando o chinelao que ela estava usando.

Desde entao comecei a observar, mais uma vez, os pes das indianas e ate agora ja vi 8 mocas usando o mesmo estilo de chinelao.

Sao todas jovens e universitarias.

Creio que o chinelao alem de confortavel para quem fica na universidade das 8h00 as 17h00 seja tambem um modo delas mostrarem que estao mais centradas nos estudos do que na possibilidade de arrumar um marido.

O chinelao esta caladamente quebrando o tabu de que a mulher indiana foi feita so pra casar e gerar filhos. Ele mostra que uma minoria esta interessada em aprender, ter uma profissao e ser respeitada enquanto ser humano.

Voce que esta na India ou que em breve estara vindo para ca, por favor observe o chinelao feminino e me diga se estou sonhando alto ou se minhas observacoes estao corretas.

Para terminar quero dizer que o uso do chinelao eh um fenomeno muito recente e nao sei se tera vida longa, o negocio eh continuar observando.......


Incredible Chinelao!

Om Shanti


10 comentários:

  1. Olá Sandrinha,

    Por acaso era uma coisa na qual pensei muitas vezes....as mulheres que frequntavam a Universidade não eram nada cuidadossas com a sua aparência e os sapatos eram no mínimo horrososos... mas a tua explicação até faz todo o sentido....provavelemtnee quer ser reconhecidas pela sua cultura e pelo seu saber do que pela sua apararência....consigo percebe-las.

    Joka grande, P.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre tive essa dúvida, Pq indianos gostam tanto do chinelão, esses com velcro, agente as vezes tá olhando fotos deles no orkut, da cintura pra cima, uma bela camisa social, listrada ou quadriculada, da cintura pra baixo, uma calça social, e finalmente nos pés, o chinelão, por lindo que o homem seja, sempre os chinelões estão presentes...aiaia
    incredible!

    ResponderExcluir
  3. Olha, quando eu vi os pés desta moça na época em que o Ibira estava na India eu levei um susto mesmo, pois os chinelos são extremamente masculinos. Normalmente, nós mulheres, somos mais vaidosas. A brasileira de um modo em geral vai ao salão toda semana, nem que seja para fazer o pé e a mão. Até as mulheres com pouca condição financeira dão um jeito para se sentirem mais femininas e vaidosas. O Brasil é um dos países que mais investem em cosméticos e produtos de higiene. Achei muito estranho os pés desta moça e quando os vi pela primeira vez eu associei a falta de vaidade com os recursos financeiros. Nunca me passou pela cabeça que fosse por uma questão de auto afirmação e imposição de respeitos.... Mas mesmo que ela estivesse usando um chinelo mais feminino percebe-se a falta de cuidados com os pés. Incrível isso! E eu que achava que os meus pés precisavam de um carinho maior.... e olha que hidrato os pés todos os dias e faço as unhas toda semana.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, eu achei estranho essa garota tão bem vestida com esses chinelões masculinos assim que o Ibira colocou a foto aqui no Blog. Simplesmente não combina a roupa que ela usa com o chinelo. A mulher indiana pode muito bem mostrar que está evoluindo mentalmente sem discuidar da sua feminilidade.

    A Cris tem toda razão, é no mínimo esquisito um homem usar calça e camisa social e uma "lapa" de chinelão horrível nos pés. Eu já vi várias fotos de indianos desse jeito. Sé é feio e deselegante para os homens, imagine para as mulheres. Parece que algumas indústrias de calçados brasileiras precisam urgentemente ser instaladas na India, mas se as mulheres não têm independência econômica, fica difícil.

    Cleo

    ResponderExcluir
  5. Sandra, moro em Gurgaon desde janeiro e digo que a primeira vez que vi um chinelão nos pés de uma indiana foi na foto do seu blog... me assustei pq o dela é maior do que o do Ibira! hehehe... Mas acho que depois disso passei a observar mais os pés das mulheres e vi mais duas por aqui. Sua teoria pode estar correta, porém imagino que elas tmb não estão preocupadas com a higiene e isso para mim é imperdoavel! Vaidade eu até respeito que elas reneguem em busca de algo maior (apesar de achar que ela está bastante arrumadinha), mas higiene é fundamental. Para mim os pés dela estão mais sujos do que os do Ibira que é homem e, teoricamente, é menos encanado com esses detalhes ;)

    Nana Viegas.

    ResponderExcluir
  6. cruzes eu jamais usaria este chinelão

    ResponderExcluir
  7. Eu tambem pensei ser pelo mesmo motivo que você citou, Sandra.
    Otima percepção...esse lance da auto-afirmação, imposição de respeito, e emancipação da mulher indiana...
    É, mostra o lado de estar "desencanada" com essas coisas e tal..
    hahahaha to rindo muito do comentario da Crhis! muito bem lembrado, muito bem lembrado...adoram um chinelão
    aqui no blog mesmo já vi várias fotos de chinelão.
    Uma pergunta: O que as mulheres geralmente usam com o Sari?
    chinelo, scarpin, sandalia, tenis, descalço? oq elas usam com esta vestimenta?
    beijooo

    ResponderExcluir
  8. Oi
    oha estes chinelões ai como os que ela esta usando são os calçados prediletos dos alemães (principalmente dos homens) no verão por aqui, principalmente se forem viajar de férias para algum país tropical! Pis também pode ser usado com meia - sim moro num país com inúmeros gafes estéticos, mas aos poucos vamos melhorando o quadro.

    ResponderExcluir
  9. Pode ser porque seja mais confortavel andar com esses chinelos nas pessimas ruas indianas acho eu .
    Sónia de POrtugal

    ResponderExcluir
  10. Não existe um costume indiano onde o homem seja corajoso o suficiente para morrer por uma mulher, por amor ou por pressão cultural? Cada vez mais admiro a cultura indiana. Vamos todas pra lá...

    Acredito que as viúvas eram obrigadas a praticar o satí. Isso com certeza deixava a família do "herói" com o ego mais elevado, e creio que a família da viúva se sentia em um nível moral também elevado tendo uma mártir na família.

    Quanto ao erro, entendi que Satí era uma libertina e se tornou um mulher honrada após cometer o satí, na visão dos indianos?

    ResponderExcluir