22 de setembro de 2008

Andreia Tyrie na India



Namaste

Vamos comecando esta nova semana com o depoimento da Andreia Tyrie e suas impressoes quanto a Incredible India.

Estive na India no periodo de 01 a 07 de Maio deste ano, fiz o tour por Delhi, Agra e Jaipur, estou te escrevendo para agradece-la pois mesmo sem vc saber quem sou ou me conhecer, sequer saber que eu iria a India vc me ajudou muito, ler seu blog antes da viagem foi uma das melhores coisas que poderia ter feito para me preparar para India, digamos que fui mais informada e com os pes no chao a respeito da India hoje, seus costumes e tradicoes, obrigada do fundo do meu coracao.


A principio minha viagem estava centrada somente sobre conhecer o lugar onde Gandhi foi cremado, tento praticar ao maximo seus ensinamentos, suas palavras e desde de jovem no Brasil qdo conheci sua filosofia me senti aberta a conhecer e praticar seus ensinamentos, poder ir a India que ele tanto amou e dedicou sua vida a liberta-la foi uma grande honra para mim, me senti muito feliz por ter estado la.

Tambem queria muito conhecer o Taj Mahal, mesmo com sua estoria de templo do Amor ou nao, me fascinou e realmente magnanimo e algo que realmente deixa vc a pensar quao fascinante e o ser humano e como as vezes exploramos tao pouco nossa inteligencia e criatividade pois quem projetou e todas as pessoas que participaram dessa construcao de 22 anos sao verdadeiros artista e genios, e uma construcao linda, os detalhes das pedras que formam as flores em diferente cores me fascinaram, o marmore esculpido quase me fez chorar ao imaginar quantas maos esculpiram naquela pedras para que hoje pudessemos apreciar tanta beleza, bem, achava eu que estava indo a India so por esses dois motivos, final da viagem? Mil(1.000) fotos e cinco(5) videos minha camera ja nao comportava mais espaco para tanta cor, cheiro,pessoas, caminhos e buzinas!


Confesso a vc que me senti muito triste ao ver quantas pessoas estao sem trabalho, sem casa, sem comida e a cultura da sanitarizacao que ainda nao chegou, e um pais grande e populoso, mas me senti triste ao ver o lugar onde Gandhi foi cremado tao verde e bem-cuidado , o lado politico de Delhi e o India Gate tao bem planejados e limpos e o resto da India (nas cidades que visitei e lugares que passei) tao tristes e pobres, as pessoas nao sorriem muito, todos parecem tao cansados e tristes e tanta sujeira, nao conseguiria estar em um hotel 5 estrelas la, nao conseguiria dormir a noite qdo durante o dia vi tantos pedintes, pessoas com defeitos fisicos e criancas nuas, o colorido dos saris que enfeitam cada lugar por que passei nao conseguiu apagar essa imagem tao cinza que a India deixou na minha mente, me senti triste ao memo tempo que feliz, sabe mistura de sentimentos de alguem que nao pode mudar nada, que tentou fazer sua parte comprando alguma coisa aqui e ali dos ambulantes e dando esmolas, nao e assim que gostaria de ajudar mas sou uma simples dona-de-casa nada mais posso fazer a nao ser contar pelo que passei e que vi e sempre que puder ajudar com algo farei com maior prazer.


A politica, economia, a cultura de cada pais sao coisas que fogem do nosso controle, nos que nao temos o poder de falar ao mundo todo, resta falar ao mundo que nos e acessivel e contar o que viu e o que sentiu para que a energia positiva de que coisas boas acontecam para a India irradie nos seus representantes e que minimize o sofrimento desse povo tao rico em sua cultura.


Obrigada mais uma vez pela sua ajuda e espero que seu blog cresca cada vez mais, sei que existe um outro lado da India que nao vi e quem sabe em uma proxima oportunidade se visitar a India novamente possamos nos conhecer pessoalmente e ai vc me mostra esse lado do pais que te fez ficar e encarar todos os problemas e desafios que esse pais te impos e que hoje e sua casa.

Beijo.
Namaste!

Andreia Tyrie

2 comentários:

  1. Legal teu depoimento, Andréia!

    Pena q vc só ficou 6 dias, esse é quase o tempo que a gente gasta só entrando e saindo do avião ;)

    Não conheço ainda o norte da índia,gostaria muito de conhecer!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom... bonitas fotos!

    ResponderExcluir