19 de setembro de 2008

Martha em Calcuta

Namaskar

Hoje temos o depoimento da minha querida amiga Martha que mora em Calcuta.

Oi Sandra,

Vou fazer um "balanco" sobre o meu periodo de
oito meses (non stop) aqui na India.


Me sinto uma "cidada indiana" e tenho ateh a "carteira de identidade indiana"

(registro de permanencia). Apesar de viver em hotel (pago pela empresa), tenho

uma rotina fora daqui, na comunidade. Faco aula de ingles em um Instituto,

(RAMAKRISHNA MISSION) junto com outros 50 indianos em sala de aula,

alem de ter aulas particulares (BBC INSTITUTE), com uma indiana que fala

como uma britanica, faco caminhada matinal pelo bairro, ando de bicicleta,

faco aula de Yoga, aula de danca indiana numa escola de artes muito antiga

em Kolkata, participo de eventos culturais pela cidade, vou ao cinema

(filmes em Ingles e Hindi), feiras de tudo que vc possa imaginar,(livro, carro,

couro, educacao...), faco compras nas mercearias, shoppings, futuramente vou

aprender a tocar algum instrumentos...Enfim, eu estou vivendo com "qualidade",

por incrivel que pareca.

No Brasil (Rio de Janeiro), vivia com "quantidade",

muitos problemas, muito trabalho, muito perigo (violencia, roubo, dengue,...),

custo de vida muito caro. E quase nao conseguia me divertir e fazer "meu pezinho

de meia". Enquanto os estrangueiros e brasileiros que conheci, escolheram viver na
India numa "redoma" (HOTEL-AEROPORTO-CARRO COM AR-SHOPPING)

e reclamando que a India eh "horrivel", eu fiz a opcao de aproveitar o que

temos a nossa volta, ou melhor, dentro de mim. Por que, se estou bem comigo

mesma, em qualquer lugar do planeta, vou "atrair" pessoas afins e situacoes

prazeirosas. Tudo vai depender de como vivemos internamente e o que estiver

ao nosso redor terah uma nova conotacao, uma nova visao de consciencia.


Eu experimentei, experimento e ainda vou experimentar muito mais toda e qualquer
oportunidade que a India ou qualquer outro lugar tem para me oferecer. Eh
para isso que estamos aqui. E como dizia Gonzaguinha: "VIVER E NAO TER A
VERGONHA DE SER FELIZ."

Inspirada num anuncio de TV do cartao de credito MASTERCARD, preparei o meu
jeito "MASTERCARD" de viver na India:

* Aula de Ingles particular (3x p/semana) R$75,00 p/mes
* Aula de Ingles c/ a turma (3x p/semana) R$ 5,00 p/mes
* Aula de danca indiana (classica) 3x p/semana R$25,00 p/mes
* Aula de Yoga R$8,00 p/aula
* Consulta com medico (PHD-USA/UK) R$10,00
* RX (ombro,cervical,torax) R$40,00
* calca jeans BENETON/DIESEL R$50,00
* Dicionario OXFORD (inglesxingles) R$ 7,50
* Entrada do cinema (casal) R$ 6,00
* Blusas de linho (puro algodao) R$20,00
* Tratamento de cabelo (L'OREAL) R$40,00
* Tratamento Medicina Ayurvedica c/ massagem por 1 sem. R$150,00
e outras coisas mais...
"VIVER ESSA EXPERIENCIA NA INDIA, NAO TEM PRECO."

Depois desse relato, soh tenho a agradecer cada dia de minha vida e dizer
que fico muito feliz em compatilhar tudo isso com vc.
BJOS
MARTHA

7 comentários:

  1. Bom, eu consigo enxergar algumas vantagens em morar na Índia, apesar de achar que tem muuuuito mais desvantagens lá!

    Sandra, Martha, pessoal que mora ou está passando um tempo na Índia: gostaria da opinião de vcs no meu post "tem algo bom em morar na Índia?" Obrigada!

    Comentem,please! http://www.emformol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Legal Martha,

    mas me fala,vc trabalha com que ai na India?essa empresa que lhe paga o hotel,etc...e de que?Tem vaga para psicologo? rs

    Namaste,

    Alipio

    ResponderExcluir
  3. Nossa a marta apareceu com este post pra aliviar a barra da Índia ein! rsrsrs Mas fico feliz por ela saber e conseguir fazer do limão uma limonada. E tbm por saber q existe um lado bom . torço pra q tds vcs aí encontrem e consigam viver neste lado!! Namastê!!
    Juliana!!
    P.s ahh se tiver vaga pra advogada tô na área, rsrsr

    ResponderExcluir
  4. muito legal o post da Martha. Mostrou que ela é uma pessoa iluminada, que sabe aproveitar as coisas e fazer coisas legais =)
    muito bom mesmo, parece estar vivendo uma paz...que beleza
    adorei, beijos para Incredible Martha!

    ResponderExcluir
  5. A Martha tá loka... levou Santo Daime com ela pra Índia! Só pode ser.

    ResponderExcluir
  6. po,Marta,massagem a 150paus o semestre? Cinema a 3 contos? Negah,que empresa é essa que te mandou pra India,amada? Quero ir tb,será que tem vaga pra mim? Putz,morar aqui no Rio tá f***,malho numa academia e pago 170 paus ...sinceramente eu sei que vou amar a experiência!!!!!!! beijos e sobrando vaga pode me contactar que vou correndo!!!!!!
    beijocas cariocas!!!!!!
    Carlota

    ResponderExcluir
  7. Ola Marta concordo com vc.Tudo que vc escreveu, eu tenho a mesma situaçao . Com uma vantagem que ,quem trabalha e o meu marido, eu so estou aqui para ver e fazer acontecer as coisas. Tenho amigas que, nunca viram nada a nao ser um mundinho do prorio bairro, e nao sabem aproveitar o outro lado, nunca fizeram nada nunca viram nada, agora tem esta oportunidade de conhecer toda a Europa, Asia,atravez do emprego dos maridos e ainda acha rium de tudo.rsrs Sao prorio umas bobas mesmo.Mas e o que eu sempre falo A INDIA ESTA NO CANTO DELA O QUE VC ESTA FAZENDO AQUI? Tem coisas que realmente te tiram do serio mas depois passa.

    ResponderExcluir