10 de janeiro de 2010

Caxemira



Infelizmente a Caxemira voltou a ser alvo dos terroristas no dia 6 de janeiro, veja esta reportagem que diz haver 1.200 terroristas na Caxemira prontos para ataca-la

http://epaper.timesofindia.com/Default/Scripting/ArticleWin.asp?From=Archive&Source=Page&Skin=TOINEW&BaseHref=CAP/2010/01/08&PageLabel=1&EntityId=Ar00103&ViewMode=HTML&GZ=T


Eh lamentavel pois quem esta sofrendo com todos estes ataques terroristas sao os moradores.

Ha muitas casas abandonadas. Muitas casas grandes e boas, que se ve que pertenceram a pessoas de classe media-media, media-alta e que tiveram que abandona-las devido ao terrorismo. Srinagar nao chega a ser uma cidade fantasma mas muitos bairros o sao.

Enquanto a populacao da India cresce e a populacao das grandes cidades como Mumbai e Delhi nao param de crescer vertiginosamente, Srinagar e a Caxemira como um todo ve o oposto acontecendo. Muitas pessoas a abandonaram e continuam abandonando esta regiao de eterno conflito.

O que a populacao mais quer eh PAZ.

Os turistas sumiram, ninguem mais se arrisca ir a Caxemira. Para voce ter uma ideia, em Gulmarg eu fiquei em um hotel cujo o preco da diaria oficialmente custa 5 mil rupias sem cafe da manha, pois tem aquecimento central para te manter quentinho a 12 graus negativos, no entanto eu paguei menos da metade do preco.

Hotel Hilltop


Ao passarmos frente a universidade, o guia local disse que os bons professores foram embora, arrumaram emprego em outras universidades. O mesmo ocorreu com os bons medicos que largaram a Caxemira e arrumaram empregos em locais mais seguros. Este foi meu guia:



A foto abaixo eh dos rapazes que trabalham na pousada onde eu fiquei em Srinagar. Repare que o primeiro rapaz da esquerda para a direita esta somente de chinelo sem meias em um frio de zero graus! Aquele frio tao forte que quando voce fala ou respira sai "fumaca" da sua boca como se voce estivesse fumando.


Dois dias depois desta foto a lampada do meu quarto queimou e este mesmo rapaz veio trocar a lampada. Para subir na cadeira ele retirou o sapato e sua meia era realmente "meia", ou seja, so havia metade das meias nos dois pes. Ambos os calcanhares eram inexistentes e nos dedoes haviam furos tao grandes que ambos os dedoes dos pes estavam totalmente expostos, em resumo, so existia mesmo a parte central da meia e nada mais. Isto em frio de 1 grau negativo.

Nao pense que este rapaz eh uma excecao, pelo contrario e muito infelizmente, ele eh a regra em uma regiao de conflito onde as pessoas sofrem muito, em todos os sentidos. O que todos eles diziam era que queriam que a paz voltasse a Caxemira para que pudessem novamente haver turistas e assim eles podessem ter melhores condicoes de vida.

O que me disseram foi que apesar de islamicos, nao querem pertencer ao Paquistao, e a unica coisa que querem eh que sejam deixados em paz.

Os militares estao por toda parte, e confesso que foi facil entrar na Caxemira, mas sair exigiu uma paciencia que eu nao sabia que tinha. O aeroporto eh agora uma base militar e para se entrar nele o processo eh moroso e ja nem lembro mais por quantas revistas e raio X tive que passar.

O guia e o motorista nao me deixaram sozinha um unico minuto pois como estrangeira sou alvo facil dos terroristas que adoram capturar estrangeiros para troca-los por terroristas presos. Os preferidos sao os americanos seguidos pelos britanicos, europeus etc., brasileiros nao sao muito visados, mas na falta de um outro estrangeiro de maior valor, serve. Durante a semana que passei na Caxemira nao vi nenhum outro estrangeiro a nao ser eu mesma. Este foi o motorista:



O guia e o motorista como ganham um pouco melhor tem condicoes de terem jaquetas mais quentinhas, mas isto eh raridade, no geral 99% dos homens e mulheres usam o farhan como vestimenta de inverno e eu acabei comprando um para mim, para me misturar a populacao local e nao ficar tao em destaque como estrangeira. 

O Farhan eh uma especie de sobretudo usado por cima da roupa. Ele eh usado basicamente por islamicos, que sao a maioria na Caxemira.

Por falar em maioria islamica, devo ressaltar que a presenca dos sikhs com seus turbantes eh realmente minoritaria, pouquissimos sao os sikhs morando na Caxemira.

Pouquissimos tambem sao os gatos de rua. Gatos so vi 2 durante a semana que passei la, um vivo e um morto que havia sido atropelado. Os caes de rua possuem uma pelagem bem espessa para aguentarem o forte frio Caxemirense. Alias, tudo eh muito peludo na Caxemira, as vacas, os cavalos e ate mesmo os corvos!

E para saciar a sua curiosidade, voltando ao assunto da meia, ou melhor, da falta de meias nos pes do funcionario da pousada onde fiquei, claro que ao partir de volta a Delhi deixei-lhe 3 pares de meias, sendo que dois pares eram de meias de la(n) bem quentinhas. Meu esposo deixou tambem algumas outras roupas de inverno para o rapaz nao congelar no inverno.

A Caxemira ficara inesquecivel em minha mente, ate porque a visao do Himalaia que se tem de perto e tambem ao se partir de la eh absolutamente MARAVILHOSA. A Caxemira eh linda ate mesmo na saida, veja:

































































.